caedjus.com

Entrevista com Luciana Paula Lourenço – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2022

A entrevistada desta vez é Luciana Paula Lourenço

Luciana Paula Lourenço é membro do Academus (2022). Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFMG Campus Ouro Branco (2021). Possui MBA em Gestão Escolar pela USP (2019). Especialista em Supervisão e Orientação Escolar pela IPEMIG (2019). É graduada em Pedagogia pela UEMG (2019). Especialista em Educação Ambiental pelo SENAC/MG (2009). Graduada em Economia Doméstica pela UFV (2004). Tem experiência na área de Economia Doméstica e Educação com ênfase nas áreas de conhecimento em treinamentos de educação matemática e financeira, educação do consumidor, consumo, educação em saúde/higiene, educação ambiental, educação infantil e relações de gênero, atuando com metodologias, técnicas de ensino e pesquisa que possam promover melhoria na qualidade de vida e no bem-estar econômico e social dos cidadãos. Atuou como Conselheira e Membro de Diretoria do CREDIII-Conselho Regional de Economistas Domésticos no período de 2009 a 2019.

Atualmente é servidora pública na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais-FAPEMIG, agência de indução e fomento à pesquisa e à inovação científica e tecnológica do Estado de Minas Gerais. É também coordenadora do GT Especial – Visões Contemporâneas sobre Educação do CAED-Jus 2022.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Enquanto Economista Doméstico e Pedagoga penso que a formação continuada precisa fazer parte da carreira todo (a) educador (a). Sempre tive como desejo adquirir conhecimentos para fazer alguma diferença no meio acadêmico no qual estava inserida, foi no ano de 2020 que conheci e ingressei no Programa de Produção Acadêmica (PPA) coordenado pelo Prof. Felipe Asensi. O meu objetivo era aprender a escrever academicamente e saber em quais canais poderiam ser feitas a divulgação das minhas produções, conhecimentos esses, que não aprendemos na academia. Foi por meio do ingresso no Academus, um programa de aceleração de carreira acadêmica voltado para alta performance de escrita e publicação de textos acadêmicos e desenvolvimento de estratégias para alavancagem da carreira profissional que recebi o convite para coordenar o GT Especial Visões Contemporâneas sobre Educação no evento do CAED-Jus, uma oportunidade fantástica de consolidar conhecimentos, conhecer pessoas e participar de um evento interdisciplinar tão importante.

2) O que mais lhe chamou a atenção no CAED-Jus?

O CAED-Jus é um evento internacional voltado para o direito, mas que traz uma visão multidisciplinar sobre assuntos diversos permitindo assim a democratização da produção científica por meio da interação efetiva entre os participantes, os palestrantes e os organizadores do evento através de ferramentas online.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

As temáticas sobre educação em eventos nacionais e, ou internacionais, são sempre ricas e amplas o que permite um leque de oportunidades de publicações envolvendo profissionais de várias áreas de estudos e pesquisas. Afinal, a educação está em tudo e em todos os lugares. Essa interação efetiva entre os participantes do evento é que irá trazer os maiores desafios para esse GT Especial Visões Contemporâneas sobre Educação.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Recomendo a quem tiver vontade de participar das próximas iniciativas do CAED-Jus com trabalhos escritos, que se dediquem a leituras de textos cujos autores possuam relevância e que sejam autoridades acadêmicas nas áreas de interesse da sua temática de estudos, desta forma, textos de qualidade e com temáticas inovadoras serão aprovados pelos pareceristas do CAED-Jus, submetidos a apresentações no evento e publicados como capítulos de livros nos eventos do CAED-Jus.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.