caedjus.com

Entrevista com Karine Tomaz Veiga – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2023

A entrevistada desta vez é Karine Tomaz Veiga

Karine Tomaz Veiga é Mestre em Educação (UERJ) com ênfase em Accountability Educacional. É graduada em Direito (Mackenzie Rio) e em Auditoria Fiscal e Tributária (UGF) e possui MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades (IBPEX), sendo pós-graduada em Direito Público Aplicado (EBRADI), Direito Financeiro e Orçamentação (Poliscivitas) e em Direito Digital (EBRADI). Atualmente é assessora do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, cedida pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), onde é Auditora de Controle Externo. Anteriormente foi Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ) e Analista de Planejamento e Orçamento (SEFAZ/PMSG).

Leciona disciplinas de Direito Público (relacionadas ao Financiamento dos Direitos Fundamentais) em cursos de pós-graduações de escolas de governo (EMERJ, IERBB MPRJ, FEMPERJ, ECG TCERJ) e preparatórios para Concursos Públicos. Sua atuação tem sido pautada na emissão de parecer técnico jurídico, no assessoramento em matéria de Tutela Coletiva, na fiscalização de Fundos Públicos, além do controle orçamentário de políticas públicas essenciais, com destaque para ações governamentais nas seguintes áreas: Educação, Saúde, Meio Ambiente, Infância e Adolescência, Idoso, Pessoa com Deficiência e Assistência Social. Como prática, utiliza softwares de investigação qualitativa e quantitativa, para validação da materialidade, relevância e autenticidade do gasto público, mediante extração, cruzamento e análise dos dados dos sistemas integrados de administração financeira nacional, regionais e municipais. GT Especial Financiamento e Controle de Direitos Essenciais
É também coordenadora do GT Especial – Visões Contemporâneas sobre Educação do CAED-Jus 2023.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Sempre me dediquei à pesquisa e à escrita, possuindo diferentes artigos e publicações no meu Lattes. Neste momento, preparo-me para ingresso no Doutorado em Direito Financeiro na USP, tendo sido selecionada para cursar como aluna especial duas disciplinas no decorrer deste ano que antecede a seleção.

2) O que mais lhe chamou a atenção no CAED-Jus?

A possibilidade de publicação, especialmente nesse meu momento de investimento na formação acadêmica.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

Provocar e ampliar a discussão sobre a necessidade de compreensão por operadores do direito sobre o que há por trás das contas públicas. Em muitas circunstâncias, observaremos que não há direitos fundamentais porque não há recursos públicos disponíveis. Mas antes eles estavam lá, foram destinados em lei. Entretanto, no decorrer dos exercícios, contingenciamentos e descentralizações terminam por “tredestinar” montantes consideráveis (ou até mesmo a totalidade), deixando desprovidas diferentes políticas públicas essenciais e ferindo a dignidade das pessoas beneficiárias (pacientes desassistidos, famílias em situação de vulnerabilidade, alunos sem vaga, cidadão desprotegido etc).

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Muita leitura e estudo dos temas que se conectam, de acordo com a área de atuação de cada um. Não tem como, quanto mais lemos, mais escrevemos. A fundamentação de qualquer pesquisa advém de questionamentos prévios que se sustentam no conhecimento do pesquisador. Acrescentaria também o gosto pela tecnologia que nos ajuda a organizar o que sabemos. Quer seja cruzando dados em ferramentas como o Tableau, quer seja montando o seu próprio sistema de gestão do conhecimento no Notion (como eu fiz). Assim a vida fica mais leve, conseguimos resgatar o que sabemos mais facilmente e a produção se torna exponencial. Fica a dica! 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.eventoscaedjus.com/site e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *