caedjus.com

Entrevista com Mariana de Almeida Motta Rezende – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2023

A entrevistada desta vez é Mariana de Almeida Motta Rezende

Mariana de Almeida Motta Rezende é Professora de Engenharia Civil Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora em Pós-Doutorado do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutora em Engenharia Civil UFSCar.

Pesquisadora do Grupo de Estudos de Ecoeficiência e Sustentabilidade na Construção e do Grupo de Solidificação de Metais, ambos da UFSCar. É também coordenadora do GT Especial Educação, Ciência e Tecnologia do CAED-Jus 2023.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Sou acadêmica há mais de 10 anos e encantada com a divulgação de conhecimento. Iniciei minha trajetória na Iniciação Científica na graduação em Engenharia Civil na UFSCar. A carreira acadêmica já estava traçada: obtive o título de Mestra em Estruturas e Construção Civil em 2019 e o título de Doutora em Engenharia Civil em 2022, ambos no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFSCar. Buscando aprofundar meus conhecimentos sobre materiais cimentícios, agora sou Pesquisadora em Pós-Doutorado do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar. Além disso, também sou docente do curso de Engenharia Civil da PUC-SP e conteudista de especialização da Platos. 

2) O que mais lhe chamou a atenção no CAED-Jus?

O CAED-Jus é um evento internacional, que preza pela interdisciplinaridade. Embora eu não seja do Direito, sempre encontrei nesse congresso abertura suficiente para aplicar meus conhecimentos revisando trabalhos e colaborando também com as minhas pesquisas. 

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

De fato, Educação, Ciência e Tecnologia são áreas amplas, mas que conversam naturalmente. O grande desafio será a surpresa dos diversos temas que aparecerão meu caminho e de meus colegas, como coordenadores desse GT. Entretanto, ciência, para ser aplicada, precisa ser pensada de forma interdisciplinar, então o desafio será bem-vindo!

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Espero que a era dos textos acadêmicos rebuscados e arcaicos tenha acabado. Um texto acadêmico precisa ser simples e objetivo para que possa ser aplicado pela indústria, pelas empresas e/ ou pela sociedade. 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.eventoscaedjus.com/site e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *