caedjus.com

5 ferramentas que vão facilitar a sua vida acadêmica

As ferramentas de pesquisa bibliográfica são essenciais para você otimizar o seu tempo e “encurtar” o trabalho de pesquisa jurídica.

A maioria de nós já ficou vidrado em um livro, uma revista em quadrinhos ou mesmo um tabloide, não é mesmo? Devoramos páginas e páginas em horas, absorvendo cada gota de emoção que escorria por aquelas páginas.

Mas, quando ingressamos na pós-graduação e lidamos com pesquisa científica, é chegada a hora de separar o joio do trigo.

Livros, artigos e textos científicos não podem ser lidos com a mesma tranquilidade que um livro de Harry Potter, por exemplo. É necessário um cuidado com a metodologia, atenção ao detalhes e a realização de um raciocínio que integre todas as informações que forem absorvidas. Não é nada fácil!

Para auxiliar no trabalho do pesquisador, uma série de ferramentas foram criadas para que seja realizada a pesquisa bibliográfica com “menos dor” e mais rapidamente. Vamos falar então sobre 05 ferramentas de pesquisa bibliográfica no direito.

ANTES DE TUDO

Apesar de ser um pressuposto, antes de definir a sua estratégia metodológica e consequentemente as ferramentas de pesquisa, o pesquisador deve definir muito bem seu tema, problema de pesquisa, objetivos gerais e específicos e etc.

Por isso, sugerimos que você converse bastante com o seu orientador e deixe tudo alinhado na parte teórica antes de explorar na prática com as ferramentas de pesquisa.

Sobre a relação orientandos-orientadores, temos alguns artigos do blog que podem ajudar:

9 dicas para você evitar falhas de comunicação com seu orientador

09 erros em entrevistas de seleção para mestrado e doutorado

 

O QUE É PESQUISA BIBLIOGRÁFICA?

Qualquer trabalho acadêmico tem seu início com uma pesquisa bibliográfica, que permite ao pesquisador conhecer o que já se estudou sobre o assunto e aprofundar no tema.

A pesquisa bibliográfica é feita a partir do levantamento de referências teóricas e empíricas já publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web.

Existem, inclusive, pesquisas que se baseiam unicamente na pesquisa bibliográfica, procurando referências teóricas publicadas com o objetivo de recolher informações ou conhecimentos prévios sobre o problema a respeito do qual se procura a resposta.

 

05 FERRAMENTAS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NO DIREITO

É um fato que temos que utilizar os instrumentos disponíveis para nos auxiliar nas tarefas diárias e este é o caso da tecnologia e, consequentemente, das ferramentas de pesquisa.

Como bem se sabe (e já falamos diversas vezes aqui no blog), a pesquisa possui diversas fases, cada uma com as suas particularidades.

Outro ponto já mencionado, mas que deve ser repetido, é que muitas das ferramentas são em inglês. Sendo assim, ao se tratar de pesquisa acadêmica, ler e compreender em outra língua, sobretudo em inglês, passa a ser requisito em vez de opção.

 

# FERRAMENTA 01 – NOWCOMMENT (HTTPS://NOWCOMMENT.COM/)

 

Esta é uma ferramenta interessante, que pode ser utilizada no momento de delimitação do tema e do problema de pesquisa.

O New Comment permite criar uma área de discussão on-line para documentos relevantes, fornecendo um ambiente de apoio para pesquisadores. Os itens do ambiente de discussão podem ser classificados por data, nomes dos alunos e tags, o que facilita as interações.

Como tudo está escrito, os registros dos comentários são mantidos para uma avaliação fácil mais tarde. Podem ser feitos uploads de documento por todos os pesquisadores, o que dá maior dinamicidade de fontes para o conhecimento produzido.

Os documentos podem ser de em vários formatos (incluindo HTML, Microsoft Word, PDF, foto, áudio ou vídeo), dando a opção de copiar e colar texto e códigos de incorporação de sites ou digite diretamente o texto.

Em resumo, o NowComment é uma maneira flexível de promover conversas aprofundadas sobre textos, imagens, vídeos e áudio. Ele pode ser usado para discutir leituras, fazer com que colegas avaliem a escrita uns dos outros, ensinem à distância, anotem documentos e gerem discussões entre alunos e entre pesquisadores. Em temos de distância física integrada à tecnologia, pode ser uma ferramenta interessante para o seu dia-a-dia.

 

# FERRAMENTA 02 – FAST FORMAT (HTTPS://WWW.FASTFORMAT.CO)

O FastFormat é um serviço web que permite organizar formatações e referências de trabalhos acadêmicos (TCCs, artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado). Basta inserir as informações e o trabalho é formatado automaticamente para as normas da ABNT.

A proposta do programa é simples: tirar do pesquisador o trabalho com a formatação, permitindo que o esforço do trabalho seja realmente investido na construção intelectual.

O programa compila uma série de formatações de uma série de instituições, podendo ser alimentado por outros pesquisadores que queiram estabelecer novas formas.

# FERRAMENTA 03 – ZOTEROBIB (HTTPS://ZBIB.ORG/)

Já que falamos de formatações e citações, o ZoteroBib é um site simplificado para gerar citações e bibliografias. Os usuários podem gerar citações automaticamente, procurando por uma publicação; colar um URL, ISBN, DOI ou outro ID de publicação na barra de pesquisa e pronto!

Uma vez que a citação é gerada, há um menu que permite que a citação seja convertida em 9.000 estilos, com os mais populares (MLA, APA e Chicago) convenientemente no topo da lista. Entradas geradas automaticamente também podem ser editadas para ter mais precisão. Depois de gerar citações e reuni-las em um conjunto de referências bibliográficas, os usuários podem baixa-la, copiá-la (área de transferência e HTML) ou criar uma URL.

 

# FERRAMENTA 04 – SWEET SEARCH (HTTPS://WWW.SWEETSEARCH.COM/ )

Apesar do SweetSearch ser uma ferramenta voltada aos estudantes de ensino médio e fundamental, ele está nesta lista por reunir uma série de sites confiáveis à nível internacional que permitirão ao pesquisador reunir informações iniciais sobre qualquer assunto para, a partir disso, depurá-las e aprofundá-las.

A página inicial desse mecanismo de pesquisa é bastante ampla: o campo de pesquisa é o principal elemento visual.

Os resultados são extraídos de 35.000 websites revisados proativamente por especialistas em pesquisa, bibliotecários e professores para garantir que eles sejam fontes confiáveis de informações. Muitos são de instituições educacionais, organizações governamentais ou sites de referência como New York Times explanarão resultados.

 

# FERRAMENTA 05 – GOOGLE ACADÊMICO (HTTPS://SCHOLAR.GOOGLE.COM/)

 

Ninguém precisa ser apresentado ao Google, definitivamente. Mas, muitos ainda precisam ser apresentados ao Google Acadêmico (ou, em sua versão em inglês, o Google Scholar).

Professores e alunos podem usar o Google Acadêmico como um recurso para encontrar fontes confiáveis de relatórios, pesquisas e trabalhos acadêmicos. Os resultados do mecanismo de busca incluem dissertações, teses, artigos, livros, resumos e opiniões. Ainda é possível, ao público do direito, procurar “case law”, o que é um grande avanço no estudo do direito comparado.

O conteúdo é proveniente de organizações profissionais, editores acadêmicos, registros universitários e outros meios oficiais e confiáveis. O mecanismo de pesquisa é semelhante ao Google: use os termos-chave em um campo da página inicial e visualize os resultados.

As pesquisas podem ser refinadas pelo nome do autor, frase e nome e data da publicação. Links para artigos relacionados e versões diferentes aparecem abaixo de cada resultado.

As informações de citação prontas para uso são fornecidas em três formatos (MLA, APA e Chicago) para copiar e colar ou importar para as plataformas de citação BibTeX, EndNote, RefMan ou RefWorks.

Os pesquisadores também podem visualizar classificações de categorias específicas. Enfim, é o Google.

 

 

NO QUE MAIS PODEMOS TE AJUDAR?

 

O CAED-Jus aposta na tecnologia e na pesquisa de qualidade em direito. Sendo assim, seria impossível não falarmos deste tema por aqui e trazer um pouco de nossa experiência, pois assim você, pesquisador, poderá fazer parte de nossa rede de desenvolvimento internacional do estudo do direito.

O Conselho de Altos Estudos em Direito tem uma variedade de eventos, com uma consolidação excepcional de artigos científicos, o que se une aos conteúdos do site e do Blog, todos integrados em uma série de sites e páginas da web específicas para divulgar seu conteúdo de qualidade.

As publicações digitais e impressas e as apresentações dos trabalhos feitas via plataforma possibilitam ao pesquisador uma visibilidade e produção inviáveis se considerar os eventos físicos.

Além disso, os eventos do CAED-Jus podem contribuir pelo menos com o seguinte:

  1. Membership em associação internacional
  2. Apresentação de trabalho em evento
  3. Participação em evento
  4. Publicação de trabalho como capítulo de livro impresso

 

Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe em suas redes sociais.

 

Sobre os autores:

Felipe Asensi

Diretor do Instituto Diálogo, Pós-Doutor em Direito pela UERJ, Doutor em Sociologia pelo IESP/UERJ,Mestre em Sociologia pelo IUPERJ,Advogado formado pela UFF, Cientista Social formado pela UERJ, Membro Efetivo do IAB e da Academia Luso-Brasileira de Ciências Jurídicas, Senior Member da Inter-American Bar Association (IABA), Professor da UERJ, UCP, USU e AMBRA College, Autor de 34 livros.

Diego Monnerat

Mestrado em Direito pelo PPGD/UCP como Bolsista CAPES, na linha de pesquisa Fundamentos da Justiça e dos Direitos Humanos/Área de Concentração: Justiça, Processo e Direitos humanos. Graduado em Direito pela Universidade Candido Mendes-Nova Friburgo. Extensão em Direito Médico pela EMERJ. Professor tutor da Universidade Unyleya. Advogado (OAB/RN). Foi membro da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Mossoró/RN.

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.