caedjus.com

05 filmes inspiradores para a sua carreira acadêmica

Filmes podem ser inspiradores para uma carreira acadêmica, pois um dos seus elementos-chave é a inspiração.

Vivemos em um país onde a carreira acadêmica é pouco valorizada. É difícil ser pesquisador e é difícil ser professor. Quantos amigos nós não conhecemos que desistem no meio do caminho?

Em se tratando de Direito então, que é o objeto central de análise do blog, a coisa fica ainda mais complicada. Como é difícil ser jurista no Brasil, sobretudo em um período tão complicado quanto o nosso. É difícil ser professor de Direito, Advogado, Juiz, Promotor, Defensor e por aí vai. Definitivamente nem tudo são flores e é difícil a tal inspiração.

Várias ferramentas podem ser utilizadas, tais como religiões, terapias, hobbies, leituras e relaxamento são algumas das possibilidades. Mas aqui nós vamos sugerir algo diferente, pois nós acreditamos no potencial inspirador dos filmes para a carreira acadêmica.

Então faça a sua pipoca e prepare o refrigerante gelado, pois nós mostraremos 05 filmes inspiradores para a sua carreira acadêmica que poderão te ajudar a seguir firme neste caminho.

ANTES: UMA PALAVRA SOBRE O TEMPO!

O TEMPO

Um dos grandes problemas a ser enfrentado na carreira acadêmica é o tempo. Quantas escolas filosóficas e quantas teorias existem que justificam a eficácia das ciências em um determinado ponto do tempo do espaço.

O tempo é uma preocupação antiga. No Egito, a prática da mumificação subordinava a sobrevivência à perenidade material do corpo, satisfazendo a necessidade fundamental da psicologia humana de defesa contra o tempo, já que a morte não é nada senão a vitória do tempo. Mas as múmias pereciam ao relógio, por isso apareceram as estátuas, os quadros e as pinturas.

A fotografia trouxe uma possibilidade maior de vitória sobre o tempo por seu dinamismo e por captar a realidade com maior precisão. Logo, o cinema a avançou neste papel e passou a ler a realidade e mostrar o que importava de uma maneira muito mais próxima de nossa vivência.

“Mas o que isso tem a ver com filmes que possam me ajudar a passar na carreira acadêmica “? A resposta é: Tudo!

Todas as ciências tentam superar as mudanças rápidas que o tempo traz e o cinema mostra de maneira mais fácil àquilo que às vezes passa desapercebido quando estamos envolvidos em uma atividade tão difícil quanto a acadêmica.

POR QUE CINEMA E CIÊNCIA?

Ao cientista cabe a difícil tarefa de entender o mundo em que vive e de viver neste mesmo mundo. Enquanto sofremos com a vida social, temos que entender a mesma e conduzir as nossas pesquisas da melhor maneira possível.

Mas, como exatamente o cinema pode colaborar com a ciência?

1) Pode ser um meio educacional sobre determinado conhecimento;

2) Pode atingir determinada parcela da sociedade que não era alcançada por outros meios;

3) Pode despertar determinados sentimentos importantes para uma sociedade;

4) Ser um poderoso instrumento de crítica social e da própria ciência.

As possibilidades são tantas que ficaríamos por horas falando o por quê do cinema ser importante.

O QUE PODEMOS ENCONTRAR NO CINEMA?

Cada um de nós tira algo diferente de um filme ou uma série, afinal todos nós somos diferentes. O que nos une, sendo o motivo pelo qual você procurou este post, é o fato de sermos acadêmicos. Algumas lições vão ser comuns a todos nós:

1) Identifique-se e crie conexões: por mais que possa parecer distante às vezes, as personagens e as situações dos filmes sempre têm algo em comum conosco. Por mais que uma personagem seja um verdadeiro gênio da matemática, ele deve lidar com uma série de problemas familiares, financeiros, existenciais, etc. Não há Q.I. que nos ensine a eliminar isso. Busque nos filmes aquilo que te une ao enredo.

2) Deixe os sentimentos fluírem: Segundo Aristóteles, a catarse é o meio através do qual os humanos purificam sua alma através da representação trágica. Lembra-se da expressão “tragédia grega”? É o que deu origem ao cinema. Da mesma forma que as tragédias gregas, o cinema está ali para que você consiga eliminar os sentimentos ruins que vida como pós-graduando pode trazer (e nós sabemos que acontece mesmo). Quantos colegas não têm depressão, ansiedade, crises de pânico. Um momento de alento em um filme pode ajudar a mudar esses sentimentos e se prepara para o próximo artigo. Pratique a catarse!

3) Crie um roteiro: Apesar de não parecer algo que se encontre especificamente no conteúdo de um filme, você pode criar um hábito de assistir filmes para poder expurgar os sentimentos de tensão. Para isso, um roteiro é fundamental. Você não tem seus horários para as aulas, para os estudos, para o trabalho, para ir a academia? Também pode ter horário para os filmes e séries. Crie uma rotina de filmes semana, um filme que seja, que tragam elementos positivos ao seu dia-a-dia. Aquele filme que só a música te anima, que lembrar de uma cena de estimula. Crie esse roteiro!

4) Aproveite a tecnologia: Sim, a modernidade, e com ela a internet, fizeram maravilhas (veja o CAED-Jus) e criaram novas modalidades de cinema além de filmes. Séries, documentários, tanto de serviços de streaming quanto de redes sociais… as possibilidades são ilimitadas e todas elas são fontes inesgotáveis de inspiração. Sendo assim, quando falamos de cinema, definitivamente não podemos ficar restritos às telonas ou à Sessão da Tarde. Atualmente o cinema é muito mais do que isso. Para se ter uma ideia, por exemplo, uma pesquisa informou que mais de 70% dos acessos do YouTube são para fins de aprendizado, pessoas procurando o YouTube para aprender e solucionar problemas do dia-a-dia. Se nós temos a modernidade às mãos uma das maravilhas trazidas para nos inspirar, vamos utilizá-la.

Estes pontos são só alguns exemplos. Cada um pode buscar o que lhes for mais apropriado, já que a experiência é pessoal. Somente lembre-se: os filmes, séries, documentários e demais mídias são pontos de apoio, são suportes que podem inspirar a sua trajetória acadêmica.

05 FILMES INSPIRADORES PARA A SUA CARREIRA ACADÊMICA

Deixando as preliminares para trás, vamos ao que interessa e falar dos 05 filmes inspiradores para a sua carreira acadêmica, lembrando que estamos englobando também séries e outras produções.

1) GÊNIO INDOMÁVEL/GOOD WILL HUNTING (1997)

Vencedor de dois Oscars, esse é um dos melhores filmes modernos. O filme é sobre um jovem de Boston, no alto dos seus 20 anos, extremamente briguento, indisciplinado, revoltado com a vida e com ele mesmo, mas, ao mesmo tempo, um gênio da matemática comparado a poucos.

Para tentar dar ao garoto a chance de explorar seu potencial, um professor da universidade onde ele trabalha (como faxineiro) o leva a analistas, o que se torna uma tarefa árdua, pois ele debocha de todos, até se identificar com um deles e perceber que a vida é mais do que os bancos de uma universidade.

Se esse filme tem uma lição, mais do que mostrar que há possibilidade de crescer na vida acadêmica, é dar a certeza de que você não é um diploma ou mesmo um título. Você é muito mais do que isso!

2) O HOMEM QUE VIU O INFINITO / THE MAN WHO KNEW INFINITY (2015)

Se tem uma coisa que prende a nossa atenção é o desconhecido. E o oriente, de certa maneira, é um mar de mistérios para nós. É por isso que a história de Srinivasa Ramanujan é tão especial.

Ramanujan é um matemático indiano, nascido no período no qual a Índia era colônia Britânica, sem qualquer treinamento formal de matemática em escolas e coisas do tipo, mas que se mostrou um gênio da área. O problema é que sua genialidade não foi bem recebida em 1913, sobretudo no Trinity College, na Universidade de Cambridge, uma das mais tradicionais do Reino Unido. Alguns professores não aceitaram bem que um indiano pudesse tentar equiparar sua inteligência a eles. Todavia, nem todos os professores pensavam assim, principalmente o excêntrico professor GH Hardy, que lutou para mostrar ao mundo a brilhante da mente de Ramanujan.

É um filme forte, intenso, que nos mostra o poder da disciplina enquanto alunos e como deve ser a relação de um orientador com um aluno e como o vaidosismo e falta de dedicação podem minar o potencial de uma troca brilhante.

3) MERLÍ (2016)

Aqui nós saímos dos filmes um pouco e vamos para as séries, um dos melhores gêneros de produção filmográfica dos últimos tempos. A série Merlí é especial em vários sentidos.

Em primeiro lugar, ela não é uma produção hollywoodiana, mas sim espanhola. Isso nos dá uma visão diferente do cinema. Em segundo lugar, Merlí trata de filosofia e como ela pode ser interessante. Foi a filosofia quem acrescentou o “talvez” ao lado do “sim” e do “não” do conhecimento do mundo.

A sinopse diz que a série é “sobre um professor de filosofia que, usando alguns métodos pouco ortodoxos, incentiva seus alunos a pensarem livremente – dividindo as opiniões de alunos, professores e famílias. Com certa influência de filmes como Sociedade dos poetas mortos, Merlí tenta deixar a filosofia mais próxima de todos os públicos. Cada episódio se baseia nas ideias de algum pensador ou escola filosófica, como os peripatéticos, Sócrates, Aristóteles, Nietzsche ou Schopenhauer, que acabam servindo de fio condutor para os acontecimentos da série.”

Essa é a lição de Merlí: Sapere Aude! (Ousem Pensar!), como disse Kant! Vão além do que a universidade pode ensinar, afinal vocês são acadêmicos e responsáveis por disseminar o conhecimento quando seus professores não mais puderem.

4) AO MESTRE, COM CARINHO / TO SIR, WITH LOVE (1967)

Esse é um filme que deve ser assistido com atenção. Vivemos em uma sociedade onde o professor é desvalorizado, onde enfrentamos preconceitos e dificuldades diárias enquanto pessoas e enquanto profissionais. Mais do que a mente, temos que ter nossos corações prontos para nos dedicar a vida acadêmica.

A sinopse diz que “Mark Thackeray (Sidney Poitier) é engenheiro, mas ficou desempregado e resolveu dar aulas em Londres. Ele começa a ensinar alunos majoritariamente brancos em uma escola no bairro operário de East End. Thackeray se depara então com adolescentes indisciplinados e desordeiros, e que estão determinados a destruir suas aulas. Só que o engenheiro, acostumado com hostilidades, não se amendronta e enfrenta o desafio de ensinar uma turma de baderneiros. Ao receber um convite para voltar a atuar como engenheiro, ele tem que decidir se pretende seguir como mestre ou voltar ao antigo cargo”.

A lição que este filme traz é sua própria origem, pois ele foi baseado na autobiografia de E. R. Braithwaite. Ou seja, isso aconteceu e acontece o tempo todo. Temos de estar preparados para a realidade.

05) QUEBRANDO A BANCA / 21 (2008)

Apesar de ser mais um filme de crime hollywoodiano do que um filme que trate mesmo da vida acadêmica, resolvemos trazê-lo para mostrar o lado nefasto das universidades: a vaidade. Sabe aquela frase do Tio Ben naquele primeiro Homem-Aranha “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades?”. Conhecimento é poder.

Nesse filme, segundo a sinopse, “Ben Campbell (Jim Sturgess) é um jovem tímido e superdotado do MIT que, precisando pagar a faculdade, busca a quantia necessária em jogos de cartas. Ele é chamado para integrar um grupo de alunos que, todo fim de semana, parte para Las Vegas com identidades falsas e o objetivo de ganhar muito dinheiro. O grupo é liderado por Micky Rosa (Kevin Spacey), um professor de matemática e gênio em estatística, com quem consegue montar um código infalível. Contando cartas e usando um complexo sistema de sinais, eles conseguem quebrar diversos cassinos. Até que, encantado com o novo mundo que se apresenta e também por sua colega Jill Taylor (Kate Bosworth), Ben começa a extrapolar seus próprios limites”.

A grande lição do filme é mostrar como é facil ser seduzido pela vaidade e arrogância do meio acadêmico, que não é algo que deve ser estimulado, mas sim eliminado, já que a universidade foi criada para o bem de todos.

COMO O CAED-JUS PODE ME AJUDAR?

Como nós falamos, o cinema vai muito além das telonas. Várias inovações podem fornecer materiais completamente novos para nos ajudar na carreira acadêmica. O CAED-Jus é certamente um deles!

O Conselho Internacional de Altos Estudos em Direito (CAED-Jus) é um desses eventos inovadores que dão possibilidade de conseguir qualidade de conteúdo, com uma troca de experiência bem intensa e, mais um importante de tudo, sem gastar todo seu rico dinheirinho. Melhor ainda: TODOS os eventos do CAED-JUS possuem horas e horas de vídeos preparados com intenso conteúdo acadêmico, desde os mais teóricos aos trabalhos práticos, e isso para todos os gostos, não somente para o Direito.

Os eventos do CAED-Jus podem contribuir pelo menos com o seguinte:

    1. Membership em associação internacional
    2. Apresentação de trabalho em evento
    3. Participação em evento
    4. Publicação de trabalho como capítulo de livro impresso

Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria ou participar de um de nossos cursos online gratuitos. Aproveite esta oportunidade!

A propósito, você seguiu essas dicas que falei e deu certo? Compartilhe conosco! Nos avise pelo email [email protected] e vamos conversar…

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe em suas redes sociais.

Sobre os autores:

Felipe Asensi

Diretor do Instituto Diálogo, Pós-Doutor em Direito pela UERJ, Doutor em Sociologia pelo IESP/UERJ,Mestre em Sociologia pelo IUPERJ,Advogado formado pela UFF, Cientista Social formado pela UERJ, Membro Efetivo do IAB e da Academia Luso-Brasileira de Ciências Jurídicas, Senior Member da Inter-American Bar Association (IABA), Professor da UERJ, UCP, USU e AMBRA College, Autor de 34 livros.

Diego Monnerat

Mestrado em Direito pelo PPGD/UCP como Bolsista CAPES, na linha de pesquisa Fundamentos da Justiça e dos Direitos Humanos/Área de Concentração: Justiça, Processo e Direitos humanos. Graduado em Direito pela Universidade Candido Mendes-Nova Friburgo. Extensão em Direito Médico pela EMERJ. Professor tutor da Universidade Unyleya. Advogado (OAB/RN). Foi membro da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Mossoró/RN.

______________________________________________________________________________________________________________________________

Para mais informações sobre o CAED-Jus e se cadastrar para novidades, visite o site www.caedjus.com

Imagens: Created by Ijeab – Freepik.com
Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.