caedjus.com

Entrevista com Nathalia Ferreira – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2021

A entrevistada desta vez é Nathalia Ferreira

Nathalia Ferreira é Mestranda no PPGD/UNESA em Direito e Evolução Social, especialista em Direito Público, Direito Constitucional, Gestão do Poder Legislativo, Advogada, Assessora da Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Membra do grupo de pesquisa: NEABI – Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígena e do Observatório de Políticas Públicas da UNESA. É também coordenadora do GT ESPECIAL UFMG/UESPI/UNESA – IDENTIDADES, DIFERENÇAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS do CAED-Jus 2021.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Uma honra imensa fazer parte deste evento de imensa envergadura e excelência acadêmica, que é o CAED-jus. Bem, adentrei na graduação de Direito, ingenuamente, determinada a aprender sobre o funcionamento da Justiça. Compreendi que esse entendimento seria complexo e sua construção e desconstrução dar-se-ia a partir de constantes estudos e diálogos sobre o assunto. A paixão que desenvolvi pelo Direito Constitucional na graduação, somada a minha atividade na Procuradoria-Geral da ALERJ com Ação Direta de Inconstitucionalidade e questões legislativas, impulsionaram-me a cursar algumas especializações nessa área. Ao experenciar a advocacia eleitoral, percebi o quanto era uma área carente não só de advogadas, mas, principalmente, de advogadas negras. Essa percepção me levou a aprofundar o estudo sobre feminismo negro, questões raciais, representatividade e eleições. Desta forma, submeti alguns artigos em Congressos Jurídicos e descobri a riqueza que existe nas trocas e ideias debatidas nesses espaços de construção. Foi então que experimentei a maravilhosa sensação de ser inebriado pelos ventos de conhecimento científico presente no mundo acadêmico e na possibilidade de contribuir. Entrei no mestrado e a cada dia sou mais surpreendida com a imensidão de possibilidades presentes na academia.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

Sempre achei o CAED-jus um evento de enorme grandeza, não só pela organização em todas as suas fases, e seu corpo de coordenadores, mas, principalmente, pela qualidade na interdiciplinariedade existente nos GTs e sua internacionalização. Participar de um evento deste porte além de ser uma honra para uma caloura, como eu; é uma grande responsabilidade e, sem dúvidas, será um aprendizado de grande valia, no qual espero poder contribuir à altura.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

A importância da inserção do GT Especial UFMG/UESPI/UNESA – Identidades, Diferenças e Práticas Educativas em um congresso jurídico como o CAED-jus é enorme e de extrema relevância, uma vez que visa a possibilidade de abarcar temas e discussões atuais, os quais nem sempre conseguem ser discutidos, com a abrangência necessária dentro da comunidade jurídica. Abrir a “caixa de pandora jurídica” se faz urgente e espaços de construção científica de alta qualidade como este é uma bela oportunidade de ladear o direito com áreas que lhe interseccionam.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Eu diria: estudem sobre seu tema de estudo, leiam artigos, leiam revistas, escrevam, participem de eventos acadêmicos relacionados, sejam bons ouvintes, reflitam, perguntem, estudem filosofia, questionem, construam uma rica rede de contato, façam acontecer. Ah! Bebam bastante água, durmam bem, pratiquem atividades físicas, cuide se sua espiritualidade e contemplem a natureza. A arte não é construída, mas sim, revelada e, produzir textos é o quê, senão uma arte?!

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

 

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.