caedjus.com

Entrevista com Paris Alejandro Cabello Tijerina – Coordenador de GT do CAED-Jus 2021

O entrevistado desta vez é Paris Alejandro Cabello Tijerina

Paris Alejandro Cabello Tijerina possui Doutorado em Intervenção e Mediação Social pela Universidade de Murcia, Espanha, Mestrado em Métodos Alternativos de Resolução de Litígios pela UANL, Licenciatura em Direito pela UANL. Doutorando em Estudos Internacionais em Paz, Conflito e Desenvolvimento pela Universidade Jaume I de Castellón, Espanha.

Membro do Sistema Nacional de Pesquisadores -SNI- com nível II; professor em tempo integral com perfil PRODEP; pesquisador do Centro de Investigação de Tecnologia Legal e Criminológica —CITEJYC—; Coordenador do Departamento de Publicações da Faculdade de Direito e Criminologia da UANL; coordenador da Linha de Pesquisa em Mediação, Política Social e Cultura de Paz; Fundador da Associação Científica Eirene, Estudos sobre Paz e Conflitos – A. C.; Co-diretor da revista científica “Eirene Estudios de Paz y Conflictos” com presença nas bases de dados REDIB, Latindex, LatinREV e AmeliCA da Redalyc; Co-Diretor da RAIIP – International Academic Network for Peace Research que reúne pesquisadores da Universidade de Córdoba, Universidade Aberta da Catalunha, Espanha, Universidade Simón Bolívar, Colômbia, Universidade das Nações Unidas para a Paz Costa Rica, Universidade Técnica Privada de Loja Equador, Universidade Autônoma de Nuevo León e Universidade Autônoma do Estado do México.

Faz parte da equipe de gestão e assessoria da Cátedra UNESCO em Gestão de Conflitos e Transformação da Universidade Aberta da Catalunha. Foi reconhecido como colaborador da Fundação Cultura de Paz de Federico Mayor Zaragoza. Membro do Conselho de Administração da Associação Internacional de Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos —ASID-MASC. Membro do Corpo Acadêmico Consolidado de Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos —UANL-CA328. Membro do Colégio de Mediadores do Estado de Nuevo León, Professor Visitante do Mestrado em Mediação e do Doutorado em Intervenção e Mediação Social da Universidade de Murcia.

Profissionalmente, se especializou em questões de Irenologia e em métodos para a transformação pacífica de conflitos, focando sua prática no desenvolvimento e implementação da mediação como forma de paz; Trabalhou como mediador público no primeiro Centro de Mediação no México.

É co-autor do primeiro programa de mediação escolar “Educar hoje para um amanhã melhor” no estado de Nuevo León e da criação da primeira rede de mediação comunitária com a participação dos juízes auxiliares do município de San Pedro Garza García, Nuevo León. É também coordenador do GT ESPECIAL UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE NUEVO LEÓN – JUSTIÇA E SOCIEDADE do CAED-Jus 2021.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Sou formado em Direito pela Universidade Autônoma de Nuevo León, no México, com mestrado em Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos pela mesma Universidade. Em 2012 obtive meu doutorado em Intervenção e Mediação Social pela Universidade de Murcia, Espanha. Nesse mesmo ano, ingressei na Universidade Autônoma de Nuevo León como professor-pesquisador em tempo integral no programa de doutorado em Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos.

Atualmente, estou coordenando trabalhos de pesquisa para a paz na Universidade Autônoma de Nuevo León e estou cursando o segundo doutorado internacional em paz, conflito e desenvolvimento na Universidade Jaime I da Espanha. Sou membro do Sistema Nacional de Pesquisadores com nível II do México.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

Sua qualidade científica e ampla difusão entre milhares de pesquisadores internacionalmente.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

Um dos principais desafios é alcançar a cidadania da justiça por meio da mediação e alcançar o bem-estar social e a Paz.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Produzir textos com alto rigor científico que contribuam para a geração de conhecimentos aplicáveis ​​à transformação social.

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

 

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.