caedjus.com

Entrevista com Gabriela Soares Balestero – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2022

A entrevistada desta vez é Gabriela Soares Balestero

Gabriela Soares Balestero é Pós Doutoranda em Direito pela Universidade de Messina/Itália. Doutora em Ciências Jurídicas pela ACU. Doutora em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutoranda em Direito Constitucional pela Universidade de Buenos Aires. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University/Unicid. Especialista em Direito Constitucional e em Direito Processual Civil pela FDSM. Bacharel em Direito pela FDSM. Especialista em Educação Empreendedora pela UFSJ. Especialista em Uso Educacional da Internet pela UFLA. Especialista em Ensino de Sociologia para o Ensino Médio pela UFSJ. Licenciada em Sociologia pela Unip. Bacharela em Ciência Política pela Uninter. Licenciada em História pela Fiar. Professora do curso de Direito da Faculdade Pitágoras/Unopar de Pouso Alegre/MG.

Autora do livro “Reforma Política e Poder Judiciário: Questões Polêmicas” publicada pela Editora Juruá, organizadora da coletânea “Estudos de Direito Latino Americano”, Tesoureira da 182ª Subseção da OAB/MG. É também coordenadora do GT 2 – Direito Público do CAED-Jus 2022.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Atuo na área da pesquisa acadêmica há mais de dez anos e na docência há cinco anos.  Sou professora da Faculdade Pitágoras em Pouso Alegre/Minas Gerais e também leciono Sociologia pela SEE/MG. Tenho duas vertentes de estudos e atuação: Direito e a Educação. Atualmente faço Pós Doutorado em Direito pela Universidade de Messina/Itália. Tenho Doutorado em Ciências Jurídicas pela ACU, sou Doutoranda em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (fase final de defesa de tese). Sou Mestre em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, Bacharela em Direito pelo Mackenzie, Licenciada em Sociologia pela Unip. Bacharela em Ciência Política pela Uninter. Licenciada em História pela Fiar. Sendo assim, minha formação é interdisciplinar e transita pelas áreas de Humanidades e Ciências Sociais como um todo.

2) O que mais lhe chamou a atenção no CAED-Jus?

A qualidade das pesquisas dos eventos anteriores e o fato de ser um congresso que, por ser virtual, viabiliza a participação de diversos pesquisadores do país, o que proporciona a riqueza de temáticas trabalhadas nas pesquisas encaminhadas.  Além disso, o Caed Jus proporciona uma abertura a uma visão multidisciplinar e multiprofissional sobre o direito.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

O direito público tem como objetivo principal a regulação dos interesses da sociedade como um todo. Sendo assim, o principal desafio é conciliar o Direito Público com a efetividade dos Direitos Humanos e Fundamentais, sendo esse um desafio do ordenamento jurídico como um todo e nós pesquisadores do direito podemos contribuir positivamente para essa reflexão.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Buscar sempre o aprofundamento no campo das pesquisas e estar atento às principais mudanças jurídicas que ocorrem em nossos tribunais, uma vez que a pesquisa jurídica deve ser clara e apresentar o direito sem complexidades, ou seja, o pesquisador deve ter o domínio da teoria para realizar uma boa pesquisa assim, associando a teoria e a prática dos tribunais com toda certeza textos de qualidade e inovadores surgirão.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.