caedjus.com

Entrevista com Celso Gabatz – Coordenador de GT do CAED-Jus 2022

O entrevistado da vez é o professor Celso Gabatz

Celso Gabatz é Pós-Doutorando e Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da Faculdades EST, São Leopoldo-RS. Doutor em Ciências Sociais (UNISINOS) e Mestre em História (UPF). Pós-Graduado em Docência no Ensino Superior e Ciência da Religião. Graduado em Sociologia (UNIJUI); Filosofia (CEUCLAR) e Teologia (EST).

É membro da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR); da Associação dos Cientistas Sociais de Religião do Mercosul (ACSRM) e da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Pesquisador Associado do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) e Editor-Chefe do Periódico Protestantismo em Revista na Faculdades EST em São Leopoldo, RS.

Integra o Grupo de Pesquisa “Teologia Pública em Contexto Latino Americano” da PUC/PR. Faz parte da equipe do Projeto “Religião, Política e Teologia no Espaço Público” Edital Universal do CNPq (2022-2024). É também coordenador do GT 10 – Temas contemporâneos do CAED-Jus 2022.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Tive o privilégio de participar em diferentes eventos no âmbito das ações desenvolvidas pelo CAED-Jus. Considero que a proposta do Congresso Internacional de Altos Estudos em Direito expressa o compromisso obstinado com a democratização, produção e divulgação do conhecimento a partir de questões relevantes ao debate atual. Minha inserção como um dos coordenadores do GT 10 – Temas Contemporâneos – é respaldada pela experiência nas áreas da Sociologia, Direito, Filosofia, Teologia, História e Educação, particularmente, em relação a temas relacionados às religiões e religiosidades e suas conexões com a diversidade, identidades, fundamentalismos, intolerâncias, direitos humanos, laicidade, questões de gênero e a instrumentalização da religião no espaço público brasileiro.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

Considero a proposta do evento por meio de seus diferentes ambientes de interação e Grupos de Trabalho, um espaço privilegiado de diálogo, partilha de vivências, conhecimentos e saberes. Entre os pontos que me parecem fundamentais na atual conjuntura brasileira, destaco a perspectiva de uma mediação a partir de uma visão multidisciplinar e em permanente vinculação com os desafios de uma formação na qual o protagonismo e a responsabilidade coletiva são potencializados.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

Parto do princípio de que esta questão ainda necessita ser compreendida no contexto de uma pandemia sem precedentes em nosso país. A despeito de estarmos imersos em um tempo peculiar que engendra desafios e provações, a formação humana em sua abrangência interdisciplinar deveria permitir uma reflexão mais profunda acerca do próprio sistema jurídico e educacional, entrementes, muito refratário à diversidade e o desenvolvimento com liberdade e responsabilidade nos termos de uma plena cidadania. Isto significa que é preciso falar de uma lógica excludente que perpassa os processos formais de desenvolvimento e educação no Brasil. Um dos desafios no âmbito do GT é, portanto, oferecer uma visão mais clara acerca do ensino, da pesquisa e da prática jurídica nos dias atuais.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Acredito que sempre devemos nos esforçar para divisar possibilidades de intervenção humana, criativa, solidária, cooperativa, que permitam reinventar as formas de ser e estar no mundo, superando crises, instaurando uma ordem mais equilibrada, ainda que o imponderável seja um elemento presente no destino das sociedades.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.