caedjus.com

Entrevista com Claudia Lima Monteiro – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2021

A entrevistada desta vez é Claudia Lima Monteiro

Claudia Lima Monteiro é doutora, mestre e graduada em Serviço Social na PUC-SP, com doutorado Sanduiche realizado em Coimbra/Portugal, no Instituto Superior Miguel Torga. Possui experiência profissional como assistente social nas áreas de saúde pública, saúde do trabalhador, educação permanente e perícia social. Atua como docente em cursos de graduação em Serviço Social, de extensão em Educação Permanente em Saúde e de especialização em Saúde do Trabalhador.

Membro do Núcleo de Estudos Relações de Trabalho e Sociedade (RETS), vinculado ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/Portugal, da Associação Brasileira da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (ABRAST), e do Núcleo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Profissão, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC-SP e do Conselho de Altos Estudos em Direito (CAEDJUS). É também Coordenadora do GT Teorias e Pesquisas Empíricas do CAED-Jus 2021.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Após a conclusão da graduação em Serviço Social, em 1986, fiz diversos cursos de extensão e três especializações, que abriram portas para o desenvolvimento de atividades de docência em cursos da ENSP/FIOCRUZ e impulsionaram o desejo pela realização de mestrado e doutorado em Serviço Social. O doutorado foi concluído em 2020 e, no momento, estou no processo de divulgação da tese, por meio de apresentação de trabalhos e elaboração de artigos científicos. Também sou aluna do Curso de Produção Acadêmica (PPA), do prof. Felipe Asensi.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

Conheci o CAEDJUS em 2020, quando participei como ouvinte e apresentadora de um artigo no Congresso. Além da troca de experiência com os demais colegas, o artigo foi transformado em capítulo de livro, colaborando para a ampla divulgação do estudo. Trata-se de um relevante evento acadêmico internacional, com caráter interdisciplinar, com abordagem de temáticas importantes para a contemporaneidade.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

O GT 9 – teorias e pesquisas empíricas – possibilita o intercâmbio de experiências, análises e estudos realizados por profissionais e pesquisadores de diversas áreas, cujos temas se articulam com a área do Direito. Nesse sentido, o principal desafio é propiciar o diálogo de questões teóricas e empíricas que tenham um olhar ampliado e multifacetado sobre o objeto de pesquisa.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

O aperfeiçoamento da escrita acontece na medida em que nos dedicamos a ela. É um processo contínuo de aprendizagem. Quando vejo minhas primeiras publicações, tenho um olhar mais crítico em relação a elas, o que significa amadurecimento acadêmico nesse processo. Aproveitem a participação em eventos, como o CAEDJUS, para escreverem seus artigos e também para aprenderem com os artigos publicados pelos outros participantes.

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

 

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.