caedjus.com

Entrevista com Ronaldo Marinho – Coordenador de GT do CAED-Jus 2021

Vamos começar uma série de entrevistas com os Coordenadores dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus 2021. Os nossos coordenadores tem ampla experiência em suas áreas temáticas e vasta inserção profissional e acadêmica.

O nosso primeiro entrevistado é Ronaldo Marinho

Ronaldo Marinho é doutor em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Coordenador do Projeto de Extensão Reformatório Penal/Unit. Vice-líder do Grupo de pesquisa Execução Penal e Membro do Grupo de Pesquisa Direito Penal Econômico e Justiça Penal Internacional. Associado pleno do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Professor Adjunto da Universidade Tiradentes. Delegado de Polícia Civil do Estado de Sergipe.

É autor do Livro Corte Penal do Mercosul, membro do Conselho Penitenciário do Estado de Sergipe, membro do Conselho editorial da Revista Consinter e ganhador do prêmio de melhor artigo do CAEDJUS/2019. É também Coordenador do GT Crimes e Segurança Pública do CAED-Jus 2021.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Sou professor da Universidade Tiradentes há 16 anos, iniciei lecionando na Academia de Polícia Civil, mas também ministro aulas na pós-graduação da Estácio de Sá. Fiz meu mestrado na Universidade Católica do Paraná e o doutorado na Universidade Mackenzie.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

A proposta dos eventos on line, a publicação dos trabalhos em livros e nas plataformas virtuais que ampliam o acesso do seu trabalho a milhares de pessoas, em qualquer ponto do mundo, nos estimulou a participar e nos proporcionou o prêmio de melhor artigo do CAED-Jus/2019.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

Conciliar o objetivo de enfrentamento da impunidade que permeia nossa sociedade, com o respeito inexorável aos direitos humanos, talvez esse seja o maior desafio, porque exige do autor uma visão transversal e interdisciplinar.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Que espaços como os ofertados pelo CAED-Jus são vitrines de nossas inquietações e possibilidades de interagir com saberes que nos proporcionam um crescimento intelectual e nos provocam novas possibilidades de estudo e ideias inovadoras para resolver problemas atuais.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.