caedjus.com

Entrevista com Antonio Gasparetto Júnior – Coordenador de GT do CAEduca 2019

O entrevistado desta vez é Antonio Gasparetto Júnior.

Antonio Gasparetto Júnior é Doutor (2018), Mestre (2014), Bacharel e Licenciado em História (2010) e Bacharel em Administração Pública (2017) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com estágio de doutoramento (Chercheur Invité) na École Doctorale d’Histoire Moderne et Contemporaine da Université Paris IV – Sorbonne (2015-2016). É Professor substituto no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora), Professor Formador I na Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professor efetivo de Educação Básica no estado de Minas Gerais (SEE/MG). Conquistou o segundo lugar do Premio de Investigación Doctoral en Historia del Derecho en América Latina (Valência/ESP, 2019). Desenvolve pesquisas sobre história do direito, estado de exceção, autoritarismo e administração pública no Brasil República. Ele é Coordenador do GT Ensino Fundamental e Médio do CAEduca 2019.

 

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Doutor (2018), Mestre (2014), Bacharel e Licenciado em História (2010) e Bacharel em Administração Pública (2017) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com estágio de doutoramento (Chercheur Invité) na École Doctorale d’Histoire Moderne et Contemporaine da Université Paris IV – Sorbonne (2015-2016).

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

A proposta inovadora e bastante contemporânea de promover debates acadêmicos de alto nível associados ao uso da tecnologia. O fato de todo o evento ser realizado via internet é um avanço que permite a integração muito mais fácil e ágil de pesquisadores para promoção de importantes debates.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

O grande desafio é justamente pensar a temática de modo interdisciplinar, debatendo como a interseção entre as diferentes disciplinas pode promover melhorias na educação básica em contexto contemporâneo de muita tecnologia e rapidez nas comunicações.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

É sempre importante se manter atualizado nos debates historiográficos, incorporando o que há de mais recente e avançado nas pesquisas acadêmicas para resultados melhores e mais ricos de conteúdo. A leitura é atividade fundamental do pesquisador, seja de suas fontes ou de outros trabalhos da área.

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

 

A propósito, você já submeteu seu trabalho CAEduca 2019? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.