caedjus.com

Entrevista com José Eduardo de Miranda – Coordenador de GT do CAEduca 2019

O entrevistado desta vez é José Eduardo de Miranda.

José Eduardo de Miranda é Reitor do UniMB; Pós-doutor em Direito; Doutor em Direito, Cum Laude Acadêmica, Bolsista da CAPV-UNESCO, pela Universidad de Deusto, em Bilbao, Espanha; Doutorando em Relações Internacionais pela Universidade Pública do País Vasco; Mestre Bolsista da CAPV-UNESCO, em Direito Comercial, pela Universidad de Deusto; Especialista em Direito Comercial, Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Graduado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Membro do Grupo Internacional de Pesquisa da Associação Internacional de Direito Cooperativo; Presidente da Delegacia Brasileira da Associação Internacional de Direito Cooperativo; Membro da Cátedra UNESCO de Formação de Recursos Humanos para América Latina, na Universidad de Deusto, em Bilbao, na Espanha; Membro e Correspondente da Cátedra Euramericana de Defesa Jurídica dos Consumidores, da Universidad de Cantábria, em Santander, na Espanha; Membro da International Cooperative Asociation of Law; Membro do Instituto de Estúdios Cooperativos da Universidad de Deusto; Membro Efetivo da Comissão Especial de Cooperativismo da Ordem dos Advogados do Brasil do Estado de São Paulo; Membro da Comissão de Direito Cooperativo da Ordem dos Advogados do Brasil do Estado do Rio de Janeiro; Prêmio da International Cooperative Asociation of Law, como melhor trabalho científico do ano de 2003; Prêmio Ortzadar 2003-2004 do VI Concurso de Narrativa Corta promovido pelo Diário Déia, em Bilbao, na Espanha, com o conto El Pañuelo Azul; Pesquisador de Ezai Fundazioa, órgão mantido por Mondragón Coorporación Cooperativa; Professor Convidado da Faculdade de Direito da Universidad de Deusto, em Bilbao, Espanha; Professor Convidado da Faculdade de Direito da Universidad de Cantábria, em Santander, na Espanha; Membro do Grupo de Pesquisa (CNPQ) Reconhecimento e Garantia dos Direitos da Personalidade; Avaliador Institucional do BASIS INEP/MEC; Advogado e Parecerista; Experiência na Gestão Acadêmica para o Desenvolvimento e Implantação de Projetos Educacionais de Sustentabilidade, nas modalidades presencial e EAD, tanto no ambiente do ensino, da pesquisa, como da extensão; Escritor e autor de obras e artigos jurídicos publicados no Brasil e no exterior. Ele é Coordenador do GT Ensino Superior do CAEduca 2019.

 

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Cumpri minha formação acadêmica no exterior, como estudante de Mestrado e Doutorado na Universidad de Deusto, na Espanha, onde realizei dois estágios pós-doutorais. Possuo mais de vinte e cinco anos de docência universitária, com ampla experiência na gestão acadêmica para o desenvolvimento e implantação de projetos educacionais de sustentabilidade, nas modalidades presencial e EAD, tanto no ambiente do ensino, da pesquisa, como da extensão.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

A oportunidade de ampliar o debate sobre questões indispensáveis para a oferta de uma educação superior de qualidade, íntegra e transformadora.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

Conformar um processo de ensino e aprendizado que fuja do tradicional e alcance o modus operacional pertinente ao desenvolvimento das competências e habilidades intrínsecas ao egresso de cada curso.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Saia do lugar comum, reinvente-se e escreva o que você acredita imperioso à transformação dos processos educacionais.

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

 

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao CAEduca 2019? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.