caedjus.com

Entrevista com Aldemir Berwig – Coordenador de GT do CAED-Jus 2021

O entrevistado desta vez é Aldemir Berwig

Aldemir Berwig é doutor e Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Possui graduação em Direito e Administração, ambas pela UNIJUÍ, MBA em Investimentos e Private Banking pela IBMEC São Paulo, especialização em Direito Tributário pela Universidade do Sul do Estado de Santa Catarina – UNISUL. Atualmente é professor adjunto e Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo, Urbanístico, Municipal, Trânsito e Ambiental, atuando principalmente nas seguintes áreas: cidadania e participação, administração pública, planos diretores municipais, elaboração e consolidação de legislação. Presta consultoria na área de elaboração legislativa e de projetos de extensão. Atualmente é Assessor Jurídico em Boa Vista do Cadeado, RS, município onde responde interinamente pela função de Secretário da Administração, Planejamento e Fazenda.

CNPq.

Autor do livro Direto Administrativo (Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2019), co-autor do livro Cidades educadoras: teorias e modelos aplicados à América Latina, atual coordenador do projeto de extensão da UNIJUÍ “Regularização fundiária urbana: direito social à moradia digna”. É também coordenador do GT DIREITO PÚBLICO do CAED-Jus 2021.

 

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

A minha trajetória acadêmica foi marcada pela visão crítico-reflexiva proporcionada no âmbito do curso de graduação em Direito que realizei na UNIJUÍ, a instituição que atualmente represento. A graduação foi marcada por uma visão que denominávamos, na época, de Direito Alternativo. Esse debate foi fundamental para proporcionar uma visão crítica do Direito, de forma que hoje abordo relacionando principalmente o Direito Administrativo, os Direitos Humanos e a formação jurídica.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

Sempre compreendi que a aprendizagem não poderia ser apartada da utilização das tecnologias da informação e da comunicação, sempre apostando que no futuro a aprendizagem independeria da oferta síncrona de conteúdos, mas que deveríamos apostar na aprendizagem por competências para que o sujeito desenvolva o pensamento crítico-reflexivo. Os eventos do CAED-Jus representam a materialização desse pensamento. É esse fator que termina comprovando minhas percepções pretéritas.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

Eu tenho trabalhado o Direito Administrativo na interface com os Direitos Humanos, principalmente a partir da perspectiva de que compete à administração pública a concretização dos fundamentos da República e, portanto, dos direitos fundamentais das pessoas. É nesse viés que considero importante mostrar que o Estado é responsável pela concretização da vida digna e que os serviços públicos são nada mais que a concretização das competências dos diversos entes estatais.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Em primeiro lugar, todo texto deve ser redigido com clareza e observância das normas gramaticais. Em segundo lugar, é necessário que o autor tenha honestidade, pois não é admissível que ocorra a apropriação de ideias, de forma que sempre deve citar e dar os devidos créditos a quem inicialmente abordou o tema. Finalmente, eu diria que é necessário ter boas ideias, enfrentar aspectos que façam com que os leitores pensem, mesmo que a abordagem desperte discordâncias sobre o tema. É necessário que o texto tenha início, meio e fim e satisfaça plenamente os leitores.

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

 

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.