caedjus.com

Entrevista com Marcelo Pereira de Almeida – Coordenador de GT do CAED-Jus 2021

O entrevistado desta vez é Marcelo Pereira de Almeida

Marcelo Pereira de Almeida é pós- doutor em direito processual pela UERJ. Pós- doutorando em direito pela Universidade de Burgos (Espanha). Doutor em ciências jurídicas e sociais pela UFF. Professor adjunto de direito processual da UFF, professor de direito processual civil da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Professor permanente do PPGD (mestrado) da UCP. Coordenador da pós- graduação em direito civil e processual civil do Unilasalle/RJ; coordenador adjunto do curso de direito do Unilasalle/RJ; Professor de teoria geral do processo e direito processual do Unilasalle/RJ. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual Civil (IBDP), da Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPro) e do Instituto Carioca de Processo Civil – ICPC. CNPq.

Autor dos livros: Processo Coletivo: Teoria Geral; Cognição e Execução, Precedentes Judiciais: Análise crítica dos métodos empregados no Brasil para solução de demandas de massa; Código de Processo Civil comparado e anotado. É também coordenador do GT ESPECIAL UNESA – ACESSO À JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES JURÍDICAS

 

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Sou professor de Teoria Geral do Processo e Direito Processual há 20 anos. Cursei mestrado no PPGD da UNESA, doutorado no PPGSD da UFF, pós- doutorado no PPGD da UERJ e curso pós- doutorado na Universidade de Burgos na Espanha. Atualmente, leciono na UFF, no PPGD da UCP e da UNESA e também no Unilasalle/RJ. Mantenho pesquisas ativas na área de métodos de tutela de direitos e participo do CAED-Jus com meus pesquisadores de forma frequente.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

O CAED-Jus é um espaço de socialização acadêmica muito importante, pois proporciona um diálogo de qualidade sobre os diversos seguimento direcionados a efetivação de direitos e o fato de ser integramente on-line, possibilita uma adesão muito maior, principalmente nesse momento de crise gerada pela pandemia, que exige restrições de circulação de pessoas.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

A temática do GT que coordeno, está afeta as necessidades de estruturação e maior interação entre as instituições jurídicas para permitir um acesso a justiça mais efetivo. A criação de câmaras destinadas a promover soluções consensuais em seguimentos públicos e privados, a cooperação interinstitucional, o respeito a estrutura do devido processo, a utilização da tecnologia no sistema de justiça e os diversos mecanismos processuais, são vetores que compõem o eixo de discussão do GT, pois precisam de constante amadurecimento para atender os anseios de uma sociedade cada vez mais fluida.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

As orientações que posso dar para contribuir com a escolha temas relevantes para discussões neste seguimento, consiste na identificação de problemas afetos as necessidades contemporâneas e a apresentação de hipóteses que possam ser efetivadas. Investiguem as principais tendências de inovações no campo dos métodos de administração e gestão de conflitos e os cainhos que as instituições estão seguindo para realizar políticas públicas que sejam capazes de efetivar direitos fundamentais. Uma análise comparativa com ordenamentos de outros países, pode auxiliar na escolha e desenvolvimento dos textos.

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

 

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.