caedjus.com

Entrevista com Adriana Andrade Ruas – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2022

A entrevistada desta vez é Adriana Andrade Ruas

Adriana Andrade Ruas é Doutora Summa cum laude em Direito Público na sublinha Direito Internacional – PUCMINAS, professora na UEMG/ Ituiutaba, ligada a linha de pesquisa da necropolitica e na defesa dos direitos humanos.

Membro do GRUPO DE ESTUDOS em Filosofia, Direito e Poder da UFMG. É também coordenadora do GT 7 – Direito e relações internacionais do CAED-Jus 2022.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Sou do interior de Minas Gerais e chegar até a capital, Belo Horizonte para fazer mestrado e doutorado.Trabalhei em algumas instituições privadas como Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação Presidente Antonio Carlos, Doctum e posteriormente busquei o ensino público, como UFVJM e UEMG. Participei de alguns eventos promovidos pelo CAED e percebi a organização do trabalho de vocês o que me fez tomar a decisão de me candidatar a coordenação do GT. O ultimo GT que coordenei foi na UFU- Universidade Federal de Uberlândia a convite da Dra Luciane Dias e esse é um convite que tem se estendido por três anos junto ao NIEPE. Tenho interesse na movimentação acadêmica desses eventos. Tem sido uma luta constante meu amadurecimento acadêmico, desde a graduação, mestrado e doutorado. Seguir a defesa das minorias tem sido minha escolha de pesquisa.

2) O que mais lhe chamou a atenção no CAED-Jus?

A organização e o pioneirismo em evento virtual, que tornou possível uma maior participação.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

O momento atual em que estamos vivendo com muitos acontecimentos turbulentos e motivo de crise e de inovações no pensar das relações internacionais.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Buscar sempre uma boa leitura, e não ficar atrelado apenas ao pensamento eurocêntrico porque ao sul do equador temos muita produção boa de conhecimento e mais ligada a nossa realidade.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.