caedjus.com

Entrevista com Vinícius Almada Mozetic – Coordenador de GT do CAED-Jus 2022

O entrevistado da vez é Vinícius Almada Mozetic

Vinícius Almada Mozetic é Docente. Advogado. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina. Pós-Doutor e Doutor em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Líder do grupo de Pesquisa “Direitos Fundamentais e Proteção da família, criança, adolescente e idoso”.

Organizador do livro “(Re)pensar o direito a partir das novas tecnologias e da complexidade social”. É também coordenador do GT 8 – Tecnologia e sociedade do CAED-Jus 2022.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Minha trajetória acadêmica começou na graduação em Direito pois, foi só a partir daí que percebi a vocação para a pesquisa. Entrar para o Mestrado em Direito foi um sonho, sempre quis estar em um programa stricto sensu., porque acredito que através da pesquisa é possível a descoberta de novos conhecimentos no domínio científico. Entrei para o doutorado em 2014 pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS-RS, e finalizei com a Tese intitulada: A Hermenêutica jurídica (crítica) da tecnologia pós-moderna como resposta para o problema da compreensão, interpretação e aplicação do Direito. Em 2016 finalizei meu pós-doutorado, sempre participando de inúmeras publicações como: artigos e capítulos de livros a nível Nacional e Internacional. Atualmente sou professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina, Professor-visitante da Charles University, Praga – República Tcheca; Professor-visitante da People’s Friendship University, Moscou – Rússia; Professor-visitante e membro do grupo de pesquisa – per l’actualització del dret de la persona i familiar – UAB-Barcelona e Professor-visitante da Cardinal Stefan Wyszyński University, Varsóvia – Polônia.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

O que mais me chamou a atenção sobre o Conselho Internacional de Altos Estudos em Direito (CAED-Jus) é a iniciativa de uma rede de acadêmicos internacionais para o desenvolvimento de pesquisas jurídicas e reflexões de alta qualidade. Outro fator é que os eventos ocorrem de maneira online, sendo a tecnologia parte importante para a excelência das discussões acadêmicas e para a interação entre os participantes através de diversos recursos multimídia.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

No mundo jurídico, um dos problemas a ser resolvido, é o grande volume de informações que deve ser gerenciado. A implementação da tecnologia da informação a serviço da Justiça e, portanto, do Direito, é, no contexto das várias aplicações que podem ser consideradas, uma área de profunda inter-relação entre as duas disciplinas. Assim, a sociedade tecnológica, a qual tem na informática uma de suas marcas de identidade, conduz ao jurista a muitos e novos problemas complexos.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Saber quais temas abordar e sob qual ângulo tratar tais pautas pode fazer toda a diferença. É preciso criar conteúdo qualificado e inovador. Para isso, entender quais são os temas poucos explorados em pesquisas merecem atenção. A inovação é elemento fundamental para o desenvolvimento de bons textos e com a devida qualidade.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *