caedjus.com

Entrevista com Tatiana Emmerich – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2022

A entrevistada desta vez é Tatiana Emmerich

Tatiana Emmerich é Doutoranda em Direito Penal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro pelo Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos (UFRJ / PPDH). Pós – Graduada em Direito Penal Econômico e Europeu, pelo Instituto de Direito Penal Econômico e Europeu IDPEE, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Especialização em Garantías Constitucionales de la Investigación y la Prueba en el Proceso Penal, pela Universidad de Castilla-La Mancha, UCLM, Espanha.

Autora do livro “O papel da defesa juvenil da teoria à prática”. É também coordenadora do GT 5 – Crimes e segurança pública do CAED-Jus 2022.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Minha trajetória acadêmica iniciou-se na graduação, mas foi o mestrado que, de fato, abriu muitas oportunidades para que eu pudesse participar de eventos acadêmicos e de publicar meus artigos. Em 2018 lancei meu primeiro livro, denominado “o papel da defesa na justiça juvenil infracional do ECA a prática”, uma das principais obras da minha carreira. Após o encerramento deste ciclo, prossegui como professora e ingressei no Doutorado em Direito Penal na UERJ, onde sigo me especializando, mais especificamente, dentro do direito penal econômico.

2) O que mais lhe chamou a atenção no CAED-Jus?

O que mais me chamou atenção no Congresso Internacional de Altos Estudos em Direito, foi a possibilidade de poder participar de um evento de âmbito Internacional, de forma virtual, com acesso a qualquer hora do dia, viabilizando a interação com diversos pesquisadores nacionais e internacionais de maneira interdisciplinar. A constância do evento com publicações anuais também é um fator relevante, uma vez que através dos livros publicados podemos observar a evolução, modificação e novas perspectivas do mundo jurídico.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

A temática do GT nº 05 é atinente a área das ciências penais e segurança pública, por tratar de um tema muito atual, principalmente no Brasil que é um dos estados que mais encarceram pessoas no mundo, o desafio é olharmos o direito penal como a “ultima ratio” do direito e não como a primeira via para a resolução de conflitos. Outro desafio seria a interdisciplinaridade do direito penal com outras áreas, como por exemplo, a sociologia, psicologia, antropologia, criminologia etc., para unificar questões teóricas a prática, de modo a permitir o surgimento de pesquisas que ultrapassem questões meramente normativas. Ressalto, que a normativa é importante, porém, devemos pensar o direito penal para o futuro, observando a evolução da sociedade e dos meios tecnológicos para que assim o estudo esteja contextualizado, de modo a promover pesquisas que, de fato, possam auxiliar no presente quanto num futuro breve.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Na qualidade de coordenadora indico 2 dicas importantes para a produção de textos e inovadores:

o primeiro passo para a produção de textos é a escolha do tema, neste âmbito é interessante procurar o que já foi escrito sobre o objeto do trabalho, de forma que você, autor, possa desenvolver novas abordagens sobre o assunto, evitando a repetição de temas já batidos e/ou a produção de artigos cópia e cola de citações.

O segundo passo, seria a forma de abordagem do material, ou seja, a metodologia de trabalho a ser seguida, onde podemos ter um estudo de caso, uma pesquisa estritamente bibliográfica ou uma pesquisa empírica, como coleta de dados em campo. Ressalto que é super importante deixar claro no artigo qual foi a metodologia empregada na pesquisa.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.