caedjus.com

Entrevista com Wagner Wilson Deiró Gundim – Coordenador de GT do CAED-Jus 2019

O entrevistado desta vez é Wagner Wilson Deiró Gundim.

Wagner Wilson Deiró Gundim é Doutorando em Teoria Geral e Filosofia do Direito pela PUC/SP; Bolsista CAPES Taxas; Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Professor de Ciência Política, Direito Eleitoral e Direito Constitucional da Universidade Anhembi Morumbi; Advogado sócio fundador do Gundim & Advogados Associados (atuação em direito público e privado) e Coordenador do GT Direitos Humanos e Fundamentais do CAED-Jus 2019.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

A minha trajetória acadêmica envolve abdicações e muita dedicação. Vim da Bahia para São Paulo no ano de 2010, após ter sido contemplado com bolsa integral de estudos pelo Prouni para o curso de Direito da Universidade Anhembi Morumbi. Desde o início, até mesmo pela inspiração nos professores que tive, fomentei o sonho de me tornar pesquisador e professor. Antes de finalizar a graduação já havia preparado o meu projeto de pesquisa para tentativa no ingresso no Mestrado. Cursei 1 semestre como aluno especial na USP, numa das disciplinas do núcleo de Filosofia do Direito e no ano seguinte ingressei no Mestrado da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Além de ter tido a sorte de ter diversos professores de nível intelectual altíssimo, fui orientado e coorientado pelos profs. Monica Herman e prof. Cláudio Lembo, os quais me permitiram concluir a dissertação com louvor. Antes mesmo de findar o Mestrado com a defesa da dissertação (concluí o mestrado no prazo mínimo de 1 ano e meio), fui aprovado para o Doutorado em Teoria Geral e Filosofia do Direito pela PUC, o qual está em vias de ser finalizado sob a orientação do prof. Dr. Márcio Pugliesi. Participar do CAED/JUS, na qualidade de Coordenador de GT, é certamente um dos pontos altos de minha carreira acadêmica, ainda em início e eterna formação.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

Além da democratização do espaço de fala, oportunizando que pessoas de todo o país que não poderiam se deslocar a determinado local físico para apresentação dos trabalhos, o evento conta com a participação de renomados juristas, promovendo pesquisas de altíssima qualidade.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

A temática dos direitos humanos e fundamentais se mostra cada vez mais essencial, especialmente pelos reiterados contextos de sua violação em todo o mundo. O principal desafio, na minha visão, é a elaboração de trabalhos que, cumulativamente, abordem uma visão multidisciplinar, mas também a partir da experiência prática de outros países, demandando uma análise cada vez mais globalizada. Somente por meio da junção de práxis e teoria, com propostas palpáveis de efetivação dos direitos humanos fundamentais é que poderemos aprimorar o conteúdo de referidos direitos.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Ter sempre uma visão sistemática e interdisciplinar do direito. Explico: durante muito tempo as pessoas separaram o direito por “caixinhas” do conhecimento, como se fosse possível analisar o fenômeno jurídico de modo individualizado. Para fugir dessa “mesmice” acadêmica, o ideal é compreender que o direito se apresenta como sistema, e, como tal, precisa ser sempre compreendido a partir da relação imbrincada e interdisciplinar.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.