caedjus.com

Entrevista com Gabriel Vinícius Carmona Gonçalves – Coordenador de GT do CAED-Jus 2022

O entrevistado da vez é o professor Gabriel Vinícius Carmona Gonçalves

Gabriel Vinícius Carmona Gonçalves é Doutorando e mestre (2020) em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP. Especialista em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2019) e em Direito Corporativo e Compliance pela Escola Paulista de Direito (2019). Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017). Professor da pós-graduação em Direito Administrativo e Administração Pública do Mackenzie e do MBA de Parcerias Público-Privadas (PPPs) do IBMEC. Advogado em São Paulo, com atuação na área do Direito Público. Membro do Instituto de Direito Administrativo Sancionador Brasileiro – IDASAN, da comissão de infraestrutura e desenvolvimento da OAB/SP e da comissão de Direito Administrativo e Setores Econômicos Regulados do Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos (IBEROJUR).

Autor dos livros “Comentários à Lei da ANAC” (2020) e “Governança e Compliance nas Estatais” (2021), ambos editados pela Thomson Reuters. É também coordenador do GT 02 – Direito Público do CAED-Jus 2022.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Desde a graduação, sempre me interessei pela área acadêmica. Fiz iniciação científica em processo civil com uma orientadora fantástica, que me abriu os olhos para a escrita acadêmica e para a pesquisa. Depois, fui orientado na monografia de conclusão com um professor que é referência em contratações públicas, enveredando de vez para o direito público. Até hoje atuo com as duas áreas, tendo trabalhado com estatais no mestrado e pesquisando agora no doutorado um tema que faz a interface entre o direito administrativo e o processo civil.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

Já participei de eventos anteriores no CAED-Jus e sempre fico impressionado pela qualidade acadêmica dos debates e dos textos que são produzidos como consequência dos temas propostos.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

O principal desafio no Direito Público é explorar as grandes controvérsias decorrentes da relação dos particulares com o Poder Público, especialmente na atuação em mercados regulados, cujo impacto no campo econômico é bastante intenso. Além disso, o Direito Público tem passado por grandes transformações normativa nos últimos anos, sendo impacto pela intervenção especial do Poder Legislativo.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Em primeiro lugar, a leitura. A principal chave para produzir bons textos é uma leitura bastante intensa sobre os temas pesquisados. Em segundo lugar, a organização dos temas por área de interesse. O Direito Público é uma área bastante ampla, e a especialização vem sendo cada vez mais demandada dos pesquisadores, que focam em áreas específicas (por exemplo, Direito Econômico, Regulatório, Tributário, Financeiro etc.). Por fim, a busca de boas parcerias no mundo acadêmico. É muito importante ter colegas para revisar os textos, para dar novas dicas e ampliar o espaço de atuação.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.