caedjus.com

Entrevista com Fabrício Germano Alves – Coordenador de GT do CAED-Jus 2021

O entrevistado desta vez é Fabrício Germano Alves

Fabrício Germano Alves é advogado. Especialista em Direito do Consumidor e Relações de Consumo (UNP), Direito Eletrônico (Estácio) e Docência no Ensino Superior (FMU). Mestre em Direito (UFRN). Mestre e Doutor em Sociedad Democrática, Estado y Derecho pela Universidad del País Vasco / Euskal Herriko Unibertsitatea (UPV/EHU) – Espanha. Professor da Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Direito do Consumidor (LABRELCON).

É autor do livro “Direito Publicitário: proteção do consumidor”. É também coordenador do GT TECNOLOGIA E SOCIEDADE do CAED-Jus 2021.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

De um aluno de Graduação que certamente não figurava entre os melhores da turma passei a ser Professor do Ensino Superior no Curso de Direito e agora estou, pela segunda vez, como um dos Coordenadores de um Grupo de Trabalho no CAED-Jus (GT-8 Tecnologia e Sociedade). Obviamente não foi uma jornada rápida e fácil, mas com certeza possível para todos que assim o desejarem e seguirem esse desejo com dedicação e afinco.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

Um dos maiores diferenciais do CAED-Jus é a realização de um evento de nível internacional, 100% on-line, que abrange uma grande variedade de temáticas e ainda permite a apresentação e publicação dos trabalhos como capítulos de livros. Certamente é um importante espaço para a produção acadêmica de estudantes e profissionais da área jurídica, especialmente no atual contexto da pandemia causada pela COVID-19 que praticamente inviabilizou a realização de eventos na modalidade clássica presencial.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

De fato, é um grande desafio para os estudiosos do Direito escrever sobre temas que envolvam tecnologia e sociedade, pois se trata de um contexto em constante mudança. Muitas questões relacionadas à popularização de novas tecnologias já se apresentam como problemas nas sociedades atuais e ainda não possuem respostas adequadas no âmbito jurídico. Sendo assim, tem-se um campo bastante fértil para a pesquisa de assuntos inovadores e disruptivos que muitas vezes se contrapõe à escassez de bibliografia específica.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Diante da infinidade de assuntos que podem ser abordados no contexto das relações entre tecnologia e sociedade, é essencial que os pesquisadores busquem escolher temas para os quais a produção científica possa efetivamente contribuir para a solução dos problemas que se apresentam. Para que isso aconteça, além de estudos mais específicos e aprofundados, é interessante que a escolha dos temas também seja baseada nas experiências pessoais dos autores. Quando isso não for possível, é igualmente válido entrar em contato com profissionais de outras áreas ou até mesmo pesquisadores da área do Direito que sejam mais experientes e por isso já tenham uma visão mais ampla de temas interessantes para o desenvolvimento de pesquisas.

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

 

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.