caedjus.com

Entrevista com Marcus Pinto Aguiar – Coordenador de GT do CAED-Jus 2021

O entrevistado desta vez é Marcus Pinto Aguiar

Marcus Pinto Aguiar é Doutor e Mestre em Direito pela Universidade de Fortaleza (CE); Pós-Doutor pela Universidade de Brasília/Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (UnB/FLACSO Brasil); Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito, curso de Mestrado, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); Docente credenciado da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará – ESMEC; Coordenador e Docente do Curso de Graduação em Direito da Faculdade Alencarina de Sobral – FAL; Mediador e Conciliador Judicial formado pelo NUPEMEC do TJ/CE; e Advogado inscrito na OAB/CE. É também coordenador do GT SOLUÇÃO DE CONFLITOS E PROCESSO do CAED-Jus 2021.

 

Confira a entrevista:

 

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Ser selecionado para coordenar um dos GTs do CAED-Jus é uma grande honra, e creio, pela excelência do evento, que revela também o resultado de uma caminhada acadêmica comprometida com atividades e produções bibliográficas significativas e direcionadas para o desenvolvimento humano e socioambiental. Desde o Mestrado e Doutorado em Direito, que tenho buscado um aprofundamento maior em questões que estão principalmente relacionadas com a concretização dos direitos humanos, a construção de uma cultura de paz e a busca por meios de tratamento de conflitos de forma dialógica e colaborativa.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

Em 2019, participei do CAED-Jus ao apresentar trabalho de minha autoria e fiquei surpreendido e animado com a metodologia de trabalho do evento, facilitando a participação de grande número de pessoas interessadas em uma diversidade muito grande de temáticas. Além disso, o nível dos trabalhos apresentados proporciona uma reflexão importante para ampliar as pesquisas e novos debates sobe os temas abordados.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

O GT 4- Solução de Conflitos e Processo busca ampliar os diálogos sobre os processos de pacificação social que, contemporaneamente, vão além da judicialização dos conflitos. Além disso, o GT também procura buscar a ampliação da interação entre o Direito e as demais ciências, especialmente no campo das sociais e humanas, mas não exclusivamente. A ideia, nessa perspectiva, é que os trabalhos possam já na sua elaboração proporcionar relações interdisciplinares com o Direito.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Produzir textos de qualidade e inovadores demanda uma observação da realidade que nos cerca com a intencionalidade principal de contribuir para a melhoria de vida de cada ser humano e dos demais seres. Também se faz necessário estudos contínuos e incansáveis para alcançar a excelência da produção acadêmica, para que esta possa influenciar positivamente a prática da vida diária.

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

 

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.