caedjus.com

Entrevista com Marconi do Ó Catão – Coordenador de GT do CAED-Jus 2019

O entrevistado desta vez é Marconi do Ó Catão.

Marconi do Ó Catão é Doutor em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Doutor em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Professor Associado do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Coordenador do GT Direitos Humanos e Fundamentais do CAED-Jus 2019.

 

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Minha vida acadêmica teve seu desenvolvimento a partir das graduações em Direito e Medicina. Posteriormente, o Mestrado e Doutorado em Direito, bem como o Doutorado em Sociologia, me possibilitaram, no âmbito do Curso de Direito do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual da Paraíba, a estruturar no DGP/CNPq o Grupo: ’’Direito, Tecnologia e Realidade Social: paradoxos, desafios e alternativas’’(2010). No ano passado obtive o Prêmio CAED-Jus 2018 que compreendo como uma consequência natural advinda do aprimoramento de conhecimentos e seletividade de informações no contexto dos desafios urbanos contemporâneos presentes nas cidades. Enfim, acredito que toda essa trajetória acadêmica foram fatores decisivos na minha seleção como Coordenador do GT 1 – Direitos Humanos e Fundamentais.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

No decorrer destes três últimos anos, venho participando das edições do CAED-Jus, sendo gratificante comprovar a qualidade dos trabalhos que vêm sendo apresentados, como também enalteço os Cursos oferecidos durante os Congressos, abordando temáticas relevantes, sobretudo com utilização de metodologias indutivas, auxiliando assim os participantes que pretendem analisar o Direito a partir de bases científicas, conectando a teoria e a praxis presentes na realidade empírica. Além disso, o fato do evento ser completamente online aproxima a comunidade acadêmica, possibilitando a comunicação entre os participantes de localidades nacionais e internacionais. Em síntese, as conexões e interações virtuais vivenciadas nos permitem percepções e sentimentos de sermos autênticos “stakeholders” no âmbito do conhecimento jurídico e áreas afins.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

Na minha compreensão, o grande desafio contemporâneo no contexto de uma perspectiva interdisciplinar reside na análise dos direitos humanos e fundamentais a partir de uma visão institucional, onde é possível vislumbrar possibilidades reais de alcance da efetividade de uma justiça distributiva a partir de um consenso sobreposto, sempre buscando a concretização das necessidades humanas fundamentais que ainda deixam a desejar em países como o nosso, caracterizado por variadas iniquidades sociais.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Sem dúvida, a originalidade científica é algo que deve ser sempre almejada, qualquer que seja a dimensão ou pretensão do texto a ser construído. Todavia, a abrangência do tema é um aspecto delicado quando se trata de defini-lo, tendo em vista que, muitas vezes, autores de obras jurídicas parecem tender a uma ampliação exagerada de suas abordagens temáticas, fato este que pode levar à atração significativa de determinada categoria de estudantes, porém sem a necessária precisão e acuidade que o tema carece, afastando, assim, a qualidade científica da temática em foco. Em suma, acredito que uma regra bastante válida é sempre buscar a integração entre a teoria e a práxis, visto que o pensamento jurídico e a realidade empírica vivem em constante diálogo.

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

 

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.