caedjus.com

Entrevista com Lenir Pinheiro – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2022

A entrevistada desta vez é Lenir Pinheiro

Lenir Pinheiro é Doutora e Mestra em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI); graduação em Licenciatura em Letras e Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); advogada; professora de ensino superior (Graduação e Pós-Graduação); assessora jurídica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); pesquisadora do CNPQ no Grupo de Estudos em Direito de Águas (GEDA), da Universidade do Estado do Amazonas; secretária geral da Comissão de Proteção dos Direitos à Criança e ao Adolescente da OAB/AM.

É pesquisadora do CNPQ no GEDA; assessora jurídica da procuradoria jurídica da UEA.

Organizadora e uma das autoras da livro “Temas atuais de Direito da Criança e do Adolescente” (Editora Tirant, novembro/2021). É também coordenadora do GT 6 – Trabalho e seguridade social do CAED-Jus 2022.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Participo do CAED-Jus desde 2016, o Primeiro Congresso Internacional; e desde então sempre encaminho artigos, muitos em parceria e orientação de alunos graduandos e pós-graduandos, incentivando-os à produção científica e conscientizando sobre a relevância da pesquisa. Ademais, a participação do CAED impulsionou o estudo do doutorado e o cumprimento de metas de publicações.

2) O que mais lhe chamou a atenção no CAED-Jus?

Encantei-me com o formato do CAED-Jus ao conhecê-lo. O lançamento de um Congresso Internacional, totalmente on-line, em 2016, foi extremamente inovador e cativante. Uma proposta para aproximar e divulgar o trabalho de pesquisadores de várias, ultrapassando os limites territoriais.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

Trabalho e Seguridade Social abordam temáticas do cotidiano; estão presentes em todas as relações de emprego e de trabalho e esses segmentos abordam temáticas nas diferentes áreas do direito e áreas afins, como: constitucional, civil, processual, ambiental, penal, sociologia, psicologia, antropologia etc. Assim, um dos maiores desafios é trazer os diversos segmentos para uma participação ativa no CAED-Jus.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Buscar sempre temas atuais, relevantes, que explorem conteúdos de interesse do leitor, de forma a despertar sua curiosidade e motivar a leitura.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.