caedjus.com

Entrevista com Ivone  Laurentino dos Santos – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2022

A entrevistada desta vez é Ivone  Laurentino dos Santos

Ivone  Laurentino dos Santos é Filósofa e Psicóloga(CRP-01/24388), com especializações lato sensu em “Planejamento e Avaliação Educacional”, “Antropologia e Mundos Contemporâneos” e “Bioética”. Mestra em Psicologia (Universidade Católica de Brasília) e Doutora em Bioética pela Universidade de Brasília: Tese orientada por Dr. Volnei Garrafa: “A (Bio)ética Universal na obra de Paulo Freire”. Professora Aposentada (Filosofia e Sociologia) da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal, com experiência também em Ensino Superior: graduação e pós-graduação. Membro do Comitê de Ética do Hospital Daher, Brasília;  Residente de Psicologia (Saúde Mental do Adulto) da SES – DF; Psicanalista Clinica – Instituto Superah; Pós-graduanda em “A Psicanálise no Séc. XXI” – Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Professora de Filosofia; Psicanalista. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética; Membro do Comitê de Ética do Hospital Daher, Brasília; Residente em Saúde Mental do Adulto (Psicologia) da Secretaria de Saúde do DF (SES DF).

Autora do livro “Indisciplina e Resistência na Escola – Uma descrição fenomenológica”. Editora Juruá, 2021. É também coordenadora do GT 10 – Temas contemporâneos do CAED-Jus 2022.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Tenho uma formação bastante ampla. Sou filósofa; mestre em psicologia e Doutora em bioética pela Universidade de Brasília. Foi durante a graduação de psicologia(2017-2021), que conheci o CAED-Jus, cujo desenho interdisciplinar me chamou imediatamente a atenção. Vi no CAED-Jus um espaço democrático de produção intelectual, onde tenho  a possibilidade de publicar meus textos, que transitam entre as áreas de humanas, do direito (com destaque para os direitos humanos), educação e saúde. No CAED-Jus sinto-me em casa. Por fim, resta dizer  que publiquei meu primeiro livro pela editora Juruá e os textos produzidos  para o CAED-Jus foram excepcionalmente  inspiradores para a finalização do projeto.

2) O que mais lhe chamou a atenção no CAED-Jus?

Todo o projeto CAED-Jus é bem interessante. O acesso facilitado a publicação de livros impressos; a competência e comprometimento dos  profissionais envolvidos; a escolha criteriosa dos temas;  dentre tantos outros aspectos, deixam qualquer pesquisador sério entusiasmado e motivado para a produção acadêmica, que, de modo geral, é vista, como atividade restrita a algumas pessoas. Também me agrada bastante a qualidade do site CAED-Jus, que sempre encaminha os editais, ou outros materiais disponíveis, aos nossos emails.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

Pensar a contemporaneidade não é uma tarefa das mais fáceis. Vivemos tempos difíceis, sombrios e tenebrosos; tempos de guerra; de violência;  de pandemia, de desemprego etc que nos deixam desesperançosos e infelizes. Para que possamos resgatar mais saúde, dignidade e felicidade para todos, é imprescindível que tratemos de temas espinhosos, pouco enfrentados pelo conjunto da sociedade brasileira. O grande desafio do  GT  “Temas Contemporâneos” é propor questões inovadoras e criativas, sem com isso negligenciar o hoje e suas demandas éticas e políticas.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Escrever é parte inspiração e parte transpiração. Muitas obras primas foram primeiramente rascunhadas; então, insista, escreva e reescreva o seu texto quantas vezes for necessário. Conte com a ajuda preciosa dos avaliadores; em cada uma das produções que enviei para o CAED-Jus, o parecer (contribuições) do avaliador foi  imprescindível para a qualidade final do texto. Sendo assim, acredite em você; persista na escrita do texto e o resultado dará muito certo.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.