caedjus.com

Entrevista com Israel Aparecido Gonçalves – Coordenador de GT do CAED-Jus 2020

O entrevistado desta vez é Israel Aparecido Gonçalves.

Israel Aparecido Gonçalves é Doutorando em Sociologia Econômica, pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Ciência Política (UFSCar), na área de “Teoria, Instituições e Comportamento Político”, com bolsa CAPES (01/09/2009 a 03/01/2011). Tem MBA em Marketing Político e Especialização em Sociologia Política (UFPR). Na graduação em História, fez parte de uma equipe de pesquisa intitulada “História de mulheres em situação de violência – Joinville 1991/2003, e realizou um Projeto de Iniciação Científica chamado “Os soldados brasileiros em Angola e suas Memórias”. Tem dois livros e mais de 70 artigos publicados em jornais e revistas do Brasil. Faz parte do grupo de pesquisa do Laboratório de História das Interações Políticas e Institucionais, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Leciona desde 2004 no Ensino Fundamental, Médio e pré-vestibulares. Na Educação Superior trabalha com as disciplinas: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Sociologia, Comunicação Empresarial, Ética, Ciência Política, Teoria Geral da Administração, Responsabilidade Social, Marketing, Administração Estratégica e Sociologia da Administração. Orienta duas alunas de Iniciação Científica no projeto: As Estratégias de Planejamento nas Campanhas Eleitorais. Ele também é Coordenador do GT Direito e Relações Internacionais do CAED-Jus 2020.

 

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Participei do Congresso ano passado e gostei muito. Primeiro dos GTs e depois do desafio de elaborar um vídeo e enviar para um evento totalmente virtual. Foi inovador!

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

O acesso dentro do site do Congresso em 2019 foi muito fácil e a possibilidade de assistir palestras em lugares diferentes é um outro destaque. Eu assistir dois colegas do meu GT, em uma viagem de ônibus, algo impossível em um congresso tradicional.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

Sim. Atualmente o mundo vivencia conflitos como o da Síria, ao mesmo tempo o conflito é uma questão econômica, social, humanitária e de geopolítica, ou seja, multidisciplinar. Há outros exemplos, mas podemos afirmar que o Direito e as Relações Internacionais são temas interligados e atuais no debate contemporâneo.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

A primeira dica é estar atualizado e com as leituras em dia. Segundo investir em palestras e eventos, para ir aprimorando as ideias do projeto ou do artigo. O CONGRESSO INTERNACIONAL DE ALTOS ESTUDOS EM DIREITO é uma ótima oportunidade para conhecer colegas que estão produzindo na área do Direito e das Relações Internacionais e ter ciência de outros artigos de qualidade na área estudada.

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

 

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.