caedjus.com

Entrevista com Isabelle Santos – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2020

A entrevistada desta vez é Isabelle Santos.

Isabelle Santos é Pós-doutora em Direito Público, com ênfase em direitos humanos e fundamentais, pela Universidad de Santiago de Compostela, Espanha. Doutora em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Bolsa Capes no Programa de Doutorado Sanduíche na Universidad Complutense de Madrid (UCM), Espanha. Mestre em Ciências-Jurídico Internacionais pela Universidade de Lisboa, Portugal. Especialista em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Especialista em Direito Público pela Universidade Católica Dom Bosco. Graduada em Ciências Jurídicas pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Advogada inscrita na OAB, seccional de Mato Grosso do Sul. Membro do Instituto de Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul – José do Nascimento (IDHMS/JN). Ex-membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MS. Professora Adjunta na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (FADIR/UFMS). É também Coordenadora do GT Direitos Humanos e Fundamentais do CAED-Jus 2020.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Minha trajetória no campo do direito começou há mais de 20 anos, quando resolvi pela carreira jurídica. Após formada e de ter iniciado na advocacia, a academia me chamou a atenção, sendo a disciplina Direitos Humanos a primeira a ministrar. Desde então, foram duas especializações, uma em Direito Público e outra em Relações Internacionais, um mestrado em Direito Internacional, Doutorado em Direito Político e Econômico, com ênfase em Políticas Públicas e, por fim, um Pós doutorado em Direito Público, com ênfase em Direitos Humanos e Fundamentais. Ao longo dos anos atuei como membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MS, ministrei aulas na graduação e pós graduação lato sensu, além de participar de grupos de pesquisa e desenvolver trabalhos científicos na seara nacional e internacional.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

Conheci o CAED-Jus mediante a divulgação de amigos da Universidade Presbiteriana Mackenzie e logo me interessei. Os pontos que chamaram a atenção foi o rol de temáticas bastante amplo, o alto grau de conhecimento dos palestrantes em suas áreas, assim como o fato de ser online, o que facilitou a divulgação a outros colegas e alunos, além de minha participação, tanto como autora de artigo, como como palestrante posteriormente e por fim como coordenadora de GT, uma vez que moro e atuo no estado do Mato Grosso do Sul.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

O GT 1 Direitos Humanos e Fundamentais conversa com distintas áreas do direito, sendo impensável abordar diferentes temáticas na atualidade sem tratar a questão da proteção humana, seja no âmbito interno como externo. Contudo, ainda é, no Estado brasileiro, um tema que por muitos é desconhecido, quando não desvirtuado, sendo um desafio modificar o pensar tanto do alunado, quanto de alguns colegas de profissão, e em especial da população, que não compreende, muitas vezes o que configura a proteção dos direitos humanos e fundamentais, como um todo.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Que leiam muito, pesquisem em distintas plataformas e comecem a escrever, mesmo que após a leitura de poucos materiais, pois é a única forma de se produzir com maior eficácia. A partir das primeiras linhas será possível averiguar o que é imprescindível continuar pesquisando para um trabalho de qualidade, bem como destacar os principais desafios dentro de seus campos de pesquisa, tanto no que se refere a parte material, quanto processual.

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

 

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.