caedjus.com

Entrevista com Fabiana Eckhardt – Coordenadora de GT do CAEduca 2019

A entrevistada desta vez é Fabiana Eckhardt.

Fabiana Eckhardt é Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2017); Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2006) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis (2002). Foi coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do Primeiro Segmento do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Católica de Petrópolis entre os anos de 2004-2011; Coordenou o Curso de Pedagogia da UCP entre os anos de 2010- 2018 e atuou como vice-diretora Centro de Teologia e Humanidades (UCP), entre os anos 2013- 2018. Atualmente, é coordenadora do Programa de Pós- Graduação em Educação da UCP. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Avaliação na Escola Pública (GEPAEP/UFF) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Infâncias, docências e alteridade (IDA/UCP). Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, educação popular, avaliação educacional, cotidiano escolar da educação infantil e alfabetização. Ela é Coordenadora do GT Educação Infantil do CAEduca 2019.

 

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAEduca. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Iniciei minha carreira como professora da Educação Básica, atuando na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Minha carreira acadêmica veio sendo construída sempre em diálogo com as questões que o meu cotidiano me colocava.

O ingresso no mestrado, se deu após a conclusão do curso de Pedagogia buscando compreender as infâncias e suas formas de compreender e se colocarem no mundo, já que no meu cotidiano de trabalho as crianças me provocavam constantemente.

Passados alguns anos da conclusão do mestrado, comecei a lecionar no curso de Pedagogia da UCP, logo passei a coordenar os estágios supervisionados nos cursos de licenciatura e passado um semestre fui convidada para coordenar o curso de Pedagogia.

Este foi um agradável desafio! Desafio que me levou ao doutorado, buscando pesquisar sobre a formação de [email protected] das infâncias.

2)O que mais lhe chamou atenção no CAEduca?

A possibilidade de ampliar o diálogo com [email protected] [email protected] apesar da distância. Penso que é um bom uso da tecnologia em favor da democratização do conhecimento.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar a educação de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

Falando em democratização da educação, um grande desafio está na universalização das matrículas de crianças de 4 e 5 anos e a ampliação do atendimento das crianças de 0 a 3 anos em creches. Porém, vejo ainda como desafios tão relevantes quanto, a formação [email protected] [email protected], considerando as múltiplas infâncias e a garantia dos direitos da infância, sobretudo no que toca à antecipação da alfabetização na Educação Infantil.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAEduca. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Estudem, dialoguem com o campo e com a teoria. A produção de textos de qualidade é resultado de estudo e pesquisa.

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

 

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao CAEduca 2019 ? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.