caedjus.com

Entrevista com Daniel Cesar Franklin Chacon – Coordenador de GT do CAED-Jus 2022

Começamos hoje a divulgar uma série de entrevistas com os coordenadores dos Grupos de Trabalho do Congresso Internacional de Altos Estudos em Direito- CAED-Jus 2022.

O nosso primeiro entrevistado é o professor Daniel Cesar Franklin Chacon

Daniel Cesar Franklin Chacon é Professor Adjunto IV na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Campus IV CCAE/DCSA. Doutor em Linguística (PROLING/UFPB – 2017). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE – 2003). Graduado em Direito FIT/UNAMA (Santarém – PA – 1996). Graduado em Odontologia (UFPB – 1985). Líder do Grupo de Pesquisa – GELDICS – Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem do Direito, da Contabilidade e do Secretariado – DCSA/CCAE/UFPB-Campus IV. Pesquisador PIBIC/CNPq/UFPB. Extensionista em projetos de Controle Social.

É autor do livro Autor do Livro “Linguagem e direito – dêixis discursivas – usos nas sentenças judiciais cíveis” (Editora Labrador). É também coordenador do GT 10 – Temas contemporâneos do CAED-Jus 2022.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Fiz graduação em Odontologia (1985) e Direito (1996); depois fiz Mestrado em Direito (2003); em seguida fiz Doutorado em Linguística (2017). Atualmente sou professor da Universidade Federal da Paraíba, na área de Direito, desde 2009, todavia, já sou docente do Magistério Superior há 16 anos. Além do ensino, atua na pesquisa, extensão e auxílio nas atividades administrativas de meu Departamento e Centro, na UFPB, como membro de comissões.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

A receptividade, por parte dos organizadores, de estudos multidisciplinares na área do Direito, com seriedade, e de forma democrática e bastante interativa. Também a pontualidade na execução do Cronograma.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

Entendo que a sociedade atual passa por diversos desafios, como por exemplo: a questão ambiental (clima, hídrico), a violência social e doméstica, os maus-tratos de animais, direitos de refugiados, cooperação internacional, desenvolvimento sustentável, pessoas com deficiência, desvalorização do trabalho, alta tecnologia ameaçadora etc. Todos esses ‘problemas’ são ‘temas contemporâneos’ e se apresentam como desafio para a ciência e seus estudiosos (pesquisadores, investigadores). Ressignificar esse cenário dentro do espaço oferecido pelo Direito e trazer para o papel, ou seja, para escrita acadêmica, às vezes torna-se desinteressante para alguns, por conta das dificuldades de trabalhos na literatura e no ambiente acadêmico. ISSO, PARA MIM, É UMA BARREIRA PARA A PRODUÇÃO ACADÊMICA TEXTUAL. Mas, acredito que, o que seja prazeroso é vencer esses desafios, e, certamente, conseguiremos.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Em primeiro lugar, vencer a barreira do medo da escassez na literatura e se aprofundar na pesquisa; temos muitos instrumentos para isso (redes acadêmicas, grupos de pesquisas, bases de pesquisas nacionais e internacionais, internet…). Depois, usar da ‘ousadia científica’ e manter a visão inter e multidisciplinar, interagindo com bases de visão democrática da pesquisa, a exemplo do CAED-Jus, e sendo proativo na busca de informações novas e de qualidade. É isso.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.