caedjus.com

Entrevista com Claudia Lima Monteiro – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2022

A entrevistada desta vez é Claudia Lima Monteiro

Claudia Lima Monteiro é doutora, mestre e graduada em Serviço Social e especialista em Saúde do Trabalhador, Gestão em Saúde e Impactos da Violência à Saúde. Possui doutorado sanduiche realizado no Instituto Miguel Torga, em Coimbra/Portugal. Possui experiência profissional como assistente social nas áreas de saúde pública, saúde do trabalhador, vigilância sanitária, educação permanente e perícia social.  Atua como docente em cursos de extensão e especialização em educação permanente e saúde do trabalhador e em cursos de graduação em Serviço Social. Membro do Conselho de Altos Estudos em Direito (CAEDJUS).

Autora dos artigos “A intervenção do Serviço Social com trabalhadores/as portadores/as de LER/DORT: Relato de Experiência”, publicado na revista portuguesa Intervenção Social nº 1 e “Convênios da Secretaria Municipal de Educação de Diadema com o Terceiro Setor: resultados de uma pesquisa documental”, publicado na Revista Simetria nº 6, da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

É também coordenadora do GT Especial – Visões Contemporâneas sobre Sociedade e Direito do CAED-Jus 2022.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Minha inserção profissional enquanto assistente social foi sedimentada principalmente na saúde pública, área que exige constante estudo e pesquisa. Os estudos na pós graduação abriram portas para a docência em cursos de graduação, extensão e especialização. Mesmo com essa experiência, no doutorado me perdi no processo de escrita da tese e, então me matriculei programa de  produção acadêmica (PPA), do prof. Felipe Asensi. Foi um divisor de águas! A escrita fluiu e a tese foi concluída a tempo.  Em seguida, me matriculei no Academus, visando alicerçar a minha produção acadêmica e  então aconteceu o convite para coordenar o GT do CADEJUS. Para mim, uma honra!

2) O que mais lhe chamou a atenção no CAED-Jus?

O CAEDJUS é um excelente canal de interlocução entre acadêmicos, pesquisadores e profissionais do direito e de áreas correlatas. Trata-se de uma oportunidade de troca de saberes, experiências e análises, em escala internacional e interdisciplinar. A potencialidade de contribuir com nossas pesquisas, por meio de apresentação de trabalhos, palestras e publicações em livros, também é um grande diferencial deste evento.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

O Grupo de Trabalho Especial “Visões contemporâneas sobre Sociedade e Direito” se propõe a aglutinar estudos, análises e pesquisas interdisciplinares que    problematizem questões sociais, jurídicas, econômicas e históricas que afetam a sociedade, pela perspectiva do direito. Compreende-se a dinamicidade da história e  da vida social e sua correlação com o direito, enquanto matéria jurídica e como se efetiva na vida cotidiana dos cidadãos.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Para a produção de textos de qualidade e relevante, minha sugestão é que visualizem a produção acadêmica como algo possível de ser realizado com maestria, que exige dedicação, afinco e ousadia. E participar do Programa de Produção Acadêmica (PPA) e do ACADEMUS por certo tornará esse caminho mais suave e solidário, pois além da qualidade destes cursos, a interação com os colegas e pesquisadores ocorre num clima amistoso,  de dávida e colaboração.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.