caedjus.com

Entrevista com Bruna Franceschini – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2019

A entrevistada desta vez é Bruna Franceschini.

Bruna Franceschini é Doutoranda no programa de Ciências Jurídico Filosóficas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal; Mestre em Ciências Jurídico Políticas, com menção em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal; Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Viçosa, Brasil; Advogada e Coordenadora do GT Temas Contemporâneos do CAED-Jus 2019.

 

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Nos idos de 2008, entrei no curso de Direito, na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Terminei o curso em 2013 e a experiência de escrever minha monografia foi definitiva para minha decisão em seguir a trajetória acadêmica. No mesmo ano, ingressei no mestrado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal, em Ciências Jurídico-Políticas, com menção em Direito Constitucional. Em 2016, comecei o doutorado, na mesma instituição, em Ciências Jurídico-Filosóficas e, atualmente, sigo desenvolvendo minha pesquisa sobre a noção de sujeito de direito, em uma perspectiva pós-colonial. Meu primeiro contato com o CAED-Jus foi no Interdh 2019, em que participei apresentando um artigo sobre participação popular e, agora, neste Congresso, fico muito feliz em fazer parte do grupo que compõe a coordenação do GT – Temas Contemporâneos.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

O que mais me chamou atenção no CAED-Jus é o fato de ser 100% online, o que permite uma ampla participação, mas que, ao mesmo tempo, garante a credibilidade do evento e das publicações. É uma forma de aliar a tecnologia ao mundo acadêmico, rompendo as barreiras geográficas e diminuindo as dificuldades que, muitas vezes, se impõem para as pessoas poderem participar de Congressos e poderem participar ativamente da construção de espaços deste tipo.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

O Direito é uma matéria que se infiltra em todos os ramos da vida humana, requer, portanto, uma compreensão interdisciplinar do mundo. O GT – Temas Contemporâneos dialoga facilmente com a proposta interdisciplinar deste Congresso, justamente, porque para qualquer setor da sociedade que se opte por direcionar uma análise, ali, facilmente, recairá uma discussão sobre direito, política, economia, saúde, psicologia, educação, só para elencar alguns ramos do conhecimento. Por isso, entendo que este GT seja um dos que apresenta uma das propostas mais interdisciplinares do Congresso e, seguramente, será um campo fértil para muitos trabalhos interessantes.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

A dica principal, sem dúvidas, é: nunca deixar de estudar. Ler sempre, sobre diversos assuntos e de forma crítica, é essencial para formarmos opiniões que contribuam ao pensamento contemporâneo. Nos dias atuais, é imprescindível estarmos alertas às fontes do que lemos, uma vez que, a qualidade de textos acadêmicos reside justamente no arcabouço bibliográfico em que repousa. No mais, a inovação reside na coragem de enfrentarmos temas sensíveis; na coragem de expressarmos nossas próprias convicções sobre os temas que nos são passados nas faculdades de Direito e em todas outras, focando, essencialmente, em como podemos contribuir para transformar positivamente a sociedade em que vivemos.

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

 

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.