caedjus.com

Entrevista com Antonio Carlos Gomes Ferreira – Coordenador de GT do CAED-Jus 2020

O entrevistado desta vez é Antonio Carlos Gomes Ferreira.

Antonio Carlos Gomes Ferreira é Doutorando em Educação e Mestre em Direito (UNINOVE); graduado em Direito, em Filosofia e em Teologia. Graduando em História. Pós-Graduação “lato sensu” em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (DAMASIO), em Direito Constitucional e Político (FMU), em Ciência Política (FESPSP), em Filosofia Contemporânea (UNIFAI) e em Sociologia (USCS). Advogado, filósofo, escritor, palestrante e Professor Universitário. Ele também é Coordenador do GT Crimes e Segurança Pública do CAED-Jus 2020.

 

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Filho de pais humildes, em 2010 graduei-me em Direito. A partir de então, tive intensa vida acadêmica com a conclusão de cinco pós-graduações “lato sensu”: Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (2013); Direito Constitucional e Político (2014); Filosofia Contemporânea (2015), Sociologia (2016), Ciência Política (2017). Além de ter concluído o curso de extensão em “Filosofia e Cinema” (2016) e as graduações em Teologia (2015) e Licenciatura em Filosofia (2016). Em 2016, conclui o Mestrado em Direito pela Universidade Nove de Julho, sob a orientação da Doutora Irene Patrícia Nohara. Neste período também mantive uma frutífera produção acadêmica com a publicação de 7 livros e mais de 10 artigos científicos. Em 2018 ingressei no curso de Licenciatura em História e em 2019, no Programa de Doutorado em Educação sob a orientação do Professor Antonio Joaquim Severino.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

Com certeza, o CAED-Jus é fascinante primeiro pela qualidade dos trabalhos apresentados e pela competência e responsabilidade de seus organizadores. Mas, o fato de dar a oportunidade de participação em um Congresso Internacional e de publicação de trabalhos é um atrativo à parte. O alcance do projeto, a acessibilidade e sua forma democrática, torna o evento algo muito especial na vida de acadêmicos iniciantes e experientes.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

Meu GT versará sobre a temática: “Crimes e segurança pública”, acredito que seja um tema fundamental já que a crise da segurança pública no Brasil está diretamente ligada ao aumento exponencial dos índices de criminalidade e, sobretudo na ação (ou omissão) do Estado. O que afeta a nossa vida cotidiana diretamente, mormente nas grandes cidades. Como educador, acredito que a educação é um poderosíssimo instrumento na construção de uma sociedade mais livre, justa, igualitária e inclusiva, ou seja, mais humana. Nesse sentido, o CAED-Jus tem sido fundamental para a produção e disseminação do conhecimento.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Tive a honra de ser coordenador de em um dos congressos do CAED-Jus. Participo de todos eventos do CAED-Jus desde 2017 e tenho aprendido muito a cada edição. O fato é que o Congresso mescla artigos de escritores renomados e de autores desconhecidos. Mas, democraticamente, dá oportunidade para todos. Acredito que o segredo para produzir bons textos está na alma de quem escreve, isto é, a técnica é importantíssima, mas precisa está aliada a um sentimento único e peculiar: acreditar na educação como elemento de emancipação, autonomia, transformação e libertação do ser humano. Escolher temas que gostamos é essencial e escrever com amor. Essa é a dica que deixo aos candidatos, acreditem na transformação do mundo por meio da educação e em seu artigo como um instrumento dentro desse processo maior. Acredite no projeto, acredite no seu ideal e acredite em você!

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

 

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.