caedjus.com

Entrevista com Bruna Franceschini – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2020

A entrevistada desta vez é Bruna Franceschini.

Bruna Franceschini é Doutoranda no programa de Ciências Jurídico Filosóficas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em Ciências Jurídico Políticas, com menção em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal. Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Viçosa, Brasil. É também Coordenadora do GT Direito Público do CAED-Jus 2020.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Eu sou aluna de doutorado e se impõe uma necessidade constante de participar de eventos acadêmicos, desde o ano passado quando conheci o CAED tenho participado de várias atividades que eles organizam, seja no papel de Coordenação de GT, seja como participante. Participei do InterDH, do Caed-Jus e do CAEduca. Todas foram ótimas experiências que me possibilitaram aumentar a minha rede de contatos acadêmicos, apresentar meus trabalhos, escrever, avaliar e publicar.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

O que torna a proposta do CAED-Jus muito atrativa para mim é o fato de ser totalmente virtual, sem perder a qualidade do evento, pelo contrário, a cada edição a equipe se empenha para transmitir mais credibilidade para o Congresso e para as publicações dele derivadas. O CAED-Jus, desta forma, consegue se conectar às demandas atuais ao associar produção acadêmica e tecnologia.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

O GT de Direito Público oferece um leque amplo de possibilidades para refletir sobre as intersecções entre a esfera jurídica e os diversos outros ramos do conhecimento, bem como nos convida a pensar sobre a aplicabilidade dos mecanismos jurídicos, não só na prática forense, como também nas relações sociais. Um desafio interessante da temática do GT é o de compaginar as diversas legislações atinentes ao campo do Direito Público com a realidade prática atual (jurisprudências, estudos de caso e afins).

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Uma dica para produzir mais, com qualidade e inovação, é a clássica: investir na leitura. Isso pode se dar de diversas formas, seja com o comprometimento de ler artigos da nossa área com frequência, seja lendo artigos de fora da nossa área também com uma certa frequência; mas, para além disso, qualquer tipo de leitura sempre nos ajuda na escrita. Então, quanto mais a leitura fizer parte do cotidiano, com certeza, será uma mais valia, pois assim estimulamos nossa criatividade e acabamos despertando interesses diferenciados que podem refletir diretamente nas nossas produções acadêmicas.

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

 

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.