caedjus.com

Entrevista com Ana Keuly Luz Bezerra – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2021

A entrevistada desta vez é Ana Keuly Luz Bezerra

Ana Keuly Luz Bezerra é graduada em Administração (2003) pela Universidade Estadual do Maranhão e em Direito (2008) pela Faculdade de Imperatriz. Mestre (2013) e Doutora (2018) em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Docente do Instituto Federal do Piauí, Campus Avançado Dirceu Arcorverde. Aualmente é Orientadora no Mestrado de Políticas Publicas da UFPI e Coorientadora no Doutorado de Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPI. Possui experiência nas áreas de: Direito (Direito Ambiental/Políticas Públicas); Administração (Gestão ambiental/Ecoeficiência/Educação Ambiental). É avaliadora INEP/MEC e Líder do Grupo de pesquisa e Estudos em Educação, Meio Ambiente, Inclusão e Política Públicas (GEMAIPP) CNPq.

É autora do Livro: Análise de Discurso Crítica: Uma aplicação nos Discursos do STF em ações ambientais, Coordenadora do Projeto de Pesquisa financiado que analisou a efetividade dos Decretos Governamentais e dos Indíces de Isolamento Social no combate à Pandemia Covid-19; Orientadora de mestrado no Programa de Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí. É também Coordenadora do GT Direitos Humanos e Fundamentais do CAED-Jus 2021.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Eu iniciei minha carreira docente em 2008, ministrando aulas no curso de bacharelado em administração, antes disse trabalhava como gestora em empresas privadas desde 2003, mas foi na docência que eu realmente me senti realizada e completa. Desta forma resolvi investir na minha carreira docente, fazendo inicialmente especializações latu sensu, e em 2012 consegui fazer o meu tão sonhado mestrado, empolgada com as novas possibilidades que o mestrado me apresentou, iniciei em seguida o doutorado que conclui em 2018. Desde então tenho me dedicado à carreira docente no Instituto Federal do Piauí e à pesquisa na área de direito constitucional e ambiental, atuando como colaborada em dois programas de pós-graduação da Universidade Federal do Piauí.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

O evento é muito organizado e de repercurssão nacional. Eu já havia participado no evento ConiPub em 2020, e gostei muito da experiência, de forma que quando vi a oportunidade de participar como coordenadora de um GT em outro evento, decidi prontamente me candidatar, por se tratar de evento de seriedade e de uma experiência importante para minha carreira docente.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

O direito por si, é uma ciência interdisciplinar, sobretudo se pensarmos nos direitos humanos e fundamentais. São temáticas de grande relevância e impacto social, que estão presentes no cotidiano das pessoas. Penso que o grande desafio desse GT será tratar dos direitos humanos e fundamentais numa perspectiva contemporânea e holística, conseguindo contemplar o direito em seu aspecto multidisciplinar e extrapolando por vezes a visão limitada e unidisciplinar imposta pelos juristas de um modo geral.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

A produção textual de qualidade advem da prática da boa leitura e da participação em eventos acadêmicos de repercussão e impacto, atividades de pesquisa, etc. Nesse sentido, é importante integrar um grupo de pesquisa, candidatar-se como avaliadora de períodicos de qualidade, dedicar-se a uma área específica do conhecimento, e a partir daí iniciar sua produção. O passo seguinte é fazer submissões de artigos em períodicos de qualidade, em eventos de qualidade e à cada rejeição ou não aprovação, entender os “porquês” apresentados pelos avaliadores e trabalhar em cima das suas deficiências pessoais, só a prática, pode levar ao aperfeiçoamento e a melhoria da sua produção científica.

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

 

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.