caedjus.com

Entrevista com Cezar Souza – Coordenador de GT do CAED-Jus 2021

O entrevistado desta vez é Cezar Souza

Cezar Souza é graduado em direito pelo Instituto de Ensino Superior de Olinda, fundador do escritório CS Advocacia e Consultoria Jurídica, colunista do blog Maratona da OAB, pós graduado em ciências jurídicas com ênfase em direitos humanos pela UNIBE – Universidade Ibero Americana – PY. Pós graduado em direito público pela FCHPE – SOPECE, mestre em ciências jurídicas pela UNIBE – Universidade Ibero Americana – PY, advogado militante, doutorando na Universidad Nacional de Mar del Plata – UNMDP (Arg), doutor em ciências criminais pela Universidad de la Integracíon de las Américas – UNIDA (PY). É membro da comissão de direitos humanos da OAB/PE, membro da Comissão Especial de Direito Carcerário OAB/PE, membro da Comissão de Prerrogativas – OAB/PE. Foi conselheiro da subseccional OAB/Olinda no triênio 2015/2018. É auxiliar da Corregedoria Geral da OAB/PE triênio 2019/2021, escritor, é professor da Uninassau Piedade (Teoria do Crime), professor da Uninassau Cabo (Teoria do Crime). Parecerista do CONPEDI e da Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, é também professor de cursos preparatórios CNPq.

Possui três livros publicados, sendo um deles na área da psicologia (Eu e Mim mesmo – 2007), os demais voltados para o direito, “A Licitude e ilicitude das interceptações telefônicas: A intenção do Constituinte Original” (2011), “Prisões Cautelares – o estado de exceção brasileiro” (2016) e o terceiro a ser publicado ainda este mês, “Encarceramento em Massa versus Garantismo Penal”, além de ser autor de diversas publicações em obras coletivas. É também coordenador do GT CRIMES E SEGURANÇA PÚBLICA do CAED-Jus 2021

 

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Ao participar como articulista no evento CAED-Jus 2020, pude experenciar a seriedade com que o grupo, selecionou e preparou o evento, além de propiciar de forma inédita tanto a participação quanto a disseminação do aperfeiçoamento às ciências jurídicas, propiciando o debate amplo sobre os temas apresentados. Então, passar a coordenar um GT, impõe uma maior responsabilidade, haja vista que, teremos ter como tarefa principal, o avanço e a excelência dos artigos e resumos apresentados, ao passo que, teremos a possibilidade de um maior network com os demais coordenadores do CAED-JUS.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

Exatamente a dinâmica e a metodologia apresentada e a interatividade com diversos membros da comunidade acadêmica do mundo e o rigor científico dos eventos.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

As diversas matizes de pensamentos incluídas no GT possibilitam uma compreensão ampliada acerca da temática de Segurança e dos fatores endógenos e exógenos do crime: historicidade, raízes, razões e perspectivas. Se não pudermos ter um olhar sobre os fatos antecedentes, não poderemos projetar soluções jurídicas plausíveis e valorosas para a pacificação social.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Bem, neste ponto vou repetir o que falo em sala de aula e ou congressos. Escreva e escreva sempre, leia e leia bastante, leia sobre tudo. Pois somente um bom leitor poderá ser um bom escritor. Criar o pensamento crítico sobre o mundo que nos circunda é o primeiro passo para compreender-se, e nesse ponto digo: “ipse se nihil scire id unum sciat“. Estamos em uma eterna evolução, essa mesma evolução deve ser compartilhada e não represada e o saber nos liberta de todas as amarras.

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

 

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.