caedjus.com

07 apps que todo professor de direito deveria usar

A vida do professor de direito é repleta de desafios, mas existem formas de torna-la dinâmica e bastante interessante com alguns apps.

Faça um exercício simples para perceber o grau de importância da tecnologia no cotidiano da humanidade: pense em ficar uma hora sem energia elétrica. Agora acrescente situações mais complexas a esse período sem eletricidade como, por exemplo, um dia de calor sem o ventilador ou ar-condicionado, um computador sem bateria e um trabalho a ser finalizado, o último dia de prazo de um processo eletrônico, etc.

A tecnologia cria novas demandas em nossa sociedade, mas, ao mesmo tempo, também nos auxilia a resolvê-las. Trazendo a tecnologia para as salas de aula, o que seria dos professores sem alguns recursos didáticos específicos como um data show ou um notebook na hora da demonstração de um conteúdo específico, este que não poderia ser representado numa apostila, que também deve ser impressa por uma máquina tecnológica.

Smartphones também estão inseridos no dia a dia da sociedade e nas atividades de docência, vinculadas ou não ao direito. Determinados programas foram desenvolvidos para facilitar a atuação dos professores em sala de aula, com diversas funcionalidades e com bastante diversidade e é sobre isso que vamos falar hoje. Trataremos de 07 apps que todo professor de direito deveria usar.

 

ANTES DE TUDO, UM AVISO…

Obviamente, os aplicativos que serão demonstrados não se restringem aos professores de direito, podendo ser utilizados por qualquer docente para as suas finalidades e necessidades específicas dentro e fora de sala de aula.

O nosso foco se dá com o professor de Direito pelo objetivo do próprio blog, qual seja, criar conteúdos que viabilizem o desenvolvimento nacional e internacional dos estudos em Direito.

Por isso, se você é de outra “praia”, não se preocupe e sinta-se livre para utilizar o que aqui estiver disponível.

 

07 APPS QUE TODO PROFESSOR DE DIREITO DEVERIA USAR

 

#APP 01 – EDUCREATIONS (HTTPS://WWW.EDUCREATIONS.COM/)

 

O Educreations é uma excelente ferramenta de criação de conteúdo multimídia. Permite a interação entre professores e alunos por meio do envio de links, por exemplo.

O conteúdo criado se apresenta por meio de páginas múltiplas e compartilháveis entre professor e alunos.

A página criada pode se apresentar de maneira simples, como uma “lousa”, por exemplo, com imagens e outras informações, ou até mesmo simulando a escrita manual.

O Educreations é de fácil utilização, podendo adicionar áudios às imagens, para dar mais dinamismo. Ele é inicialmente gratuito, mas tal versão possui algumas limitações, que podem ser resolvidas com a versão paga.

Outro detalhe é que o Educreations está disponível somente para iOS.

 

#APP 02 – WUNDERLIST (HTTPS://WWW.WUNDERLIST.COM/PT/)

Um app mais democrático (funciona em iPhone, iPad, Mac, Android, Windows, Kindle Fire e na Web), o Wunderlist serve para a criação de checklists, que podem ser usados para organizar as tarefas didáticas e eliminá-las conforme forem executadas.

O Wunderlist permite organizar as minúcias das atividades docentes, fazendo anotações nas tarefas programadas e até mesmo programar suas férias. Para professores mais metódicos (ou mais desorganizados e que queiram abandonar estes hábitos), o Wunderlist pode ser sua salvação.

Possui versão gratuita e paga.

 

#APP 03 – POCKET (HTTPS://GETPOCKET.COM/)

 

Este app é um aplicativo mais genérico e com uma funcionalidade específica: reunir todas as informações interessantes que você encontra em um lugar só. O professor pode salvar total ou parcialmente conteúdo de páginas da Web, organizá-los e depois utilizá-los.

Você pode usar sua Conta Google para se conectar ao app e, após isso, poderá acondicionar o conteúdo de mais de 1 bilhão de sites por ai.

É compatível com todos os sistemas operacionais de smartphones mais usuais (Android, iOS, Windows Phone, Blackberry e etc) e possui um layout bem simples: tudo o que você salvar, sobretudo em URL, aparecerá em uma lista na parte central do app, onde você poderá acessar o conteúdo e utilizá-lo como quiser como, por exemplo, no preparo de aulas. Também possui versões gratuitas e pagas.

 

#APP 04 – BLACK’S LAW DICTIONARY (HTTPS://THELAWDICTIONARY.ORG/ )

 

Este app é interessante por reunir informações rápidas sobre termos importantes relacionados ao direito.

Como ele funciona? O aplicativo reúne os tópicos do livro físico homônimo, o dicionário de Direito mais utilizado nos Estados Unidos desde o século XIX, trazendo informações importantes para as profissões ligadas ao exercício profissional e acadêmico do Direito, bem como conceitos e definições de palavras comuns ao vocabulário jurídico.

Disponível para Android e iOS, este app é em inglês e, como já dissemos em outros momentos no blog, os tempos atuais tornam a leitura em outra língua, sobretudo a inglesa, algo que não é opcional.

 

#APP 05 – EVERNOTE (HTTPS://EVERNOTE.COM/INTL/PT-BR/)

O Evernote não é novidade para ninguém que se ligue em temas de tecnologia envolvendo tecnologia mobile. Mas, ele é tão indispensável e prático ao professor de Direito que seria uma afronta não comentar sobre ele.

O Evernote permite a realização de notas e a sincronização do arquivo com diversos outros aparelhos, permitindo que os mesmos sejam acessados, compartilhados e editados. Também permite armazenar fotos, áudios e tudo o que for necessário ao conteúdo que você quer reunir. Também permite a organização deste conteúdo de modo a facilitar e controlar o acesso.

É uma ferramenta versátil e que funciona em qualquer sistema operacional usual.

 

#APP 06 – DROPBOX (HTTPS://WWW.DROPBOX.COM/)

Por incrível que pareça, o Dropbox ainda não caiu nas graças de parte do público brasileiro, a despeito de ser uma ferramenta extremamente útil, sobretudo para trabalhos acadêmicos voltados à orientação.

O Dropbox é um aplicativo conectado a um serviço de armazenamento de dados, que funciona tanto em Desktops e notebooks quanto em Smartphones e similares. Funciona basicamente como um drive virtual, como o Google Drive, podendo compartilhar pastas com conteúdos diversos, os quais os usuários poderão alterar.

Além dessa função, para o professor pode ser interessante pela integração do Dropbox com o Google Docs e o Microsft Word Online, dando a possibilidade de edição conjunta de um documento, permitindo ao professor, enquanto orientador, acompanhar a construção do trabalho de um orientando, dando o aporte praticamente em tempo real, reduzindo o delay das interações entre orientando e orientador, um das grandes reclamações neste tipo de relacionamento.

 

#APP 07 – QUIZLET (HTTPS://QUIZLET.COM/PT-BR)

Apesar de ser um app mais comumente utilizado por estudantes, o Quizlet pode ser uma importante ferramenta ao professor que tem pouco tempo para revisar o conteúdo de aula.

O app permite criar cartões, os chamados flashcards, com conteúdos que permitem fácil acesso. Com imagens e textos, o professor pode compilar um deck de flashcards para revisar algum determinado tema antes da aula, ou mesmo integrar os alunos na construção de um conjunto de cards como método de avaliação, por exemplo. Áudios também são permitidos.

Lembrando que já existem no banco de dados do app milhões de listas, ou decks, já criados por outros alunos e professores. Então, o céu é o limite!

A simplicidade do Quizlet, que é parte de sua proposta, o torna uma poderosa ferramenta de preparo de aula do professor e dá ao mesmo uma multiplicidade de funções a serem exploradas.

 

NO QUE MAIS PODEMOS TE AJUDAR?

Ao falar em CAED-Jus, falamos automaticamente de uma tecnologia utilizada para trazer e criar inovação no estudo do direito em nível nacional e internacional.

O Conselho Internacional de Altos Estudos em Direito tem uma variedade de eventos, com uma consolidação excepcional de artigos científicos, o que se une aos conteúdos do site e do Blog, todos integrados em uma série de sites e páginas da web específicas para divulgar seu conteúdo de qualidade.

Com publicações digitais e impressas, fora as apresentações dos trabalhos feitas via plataforma internet, possibilitam ao pesquisador uma visibilidade e produção inviáveis se considerar os eventos físicos. Se a tecnologia pode dar dinamismo ao Direito, o CAED-Jus materializa tal intento.

Além disso, os eventos do CAED-Jus podem contribuir pelo menos com o seguinte:

  1. Membership em associação internacional
  2. Apresentação de trabalho em evento
  3. Participação em evento
  4. Publicação de trabalho como capítulo de livro impresso

Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe em suas redes sociais.

 

Sobre os autores:

Felipe Asensi

Diretor do Instituto Diálogo, Pós-Doutor em Direito pela UERJ, Doutor em Sociologia pelo IESP/UERJ,Mestre em Sociologia pelo IUPERJ,Advogado formado pela UFF, Cientista Social formado pela UERJ, Membro Efetivo do IAB e da Academia Luso-Brasileira de Ciências Jurídicas, Senior Member da Inter-American Bar Association (IABA), Professor da UERJ, UCP, USU e AMBRA College, Autor de 34 livros.

Diego Monnerat

Mestrado em Direito pelo PPGD/UCP como Bolsista CAPES, na linha de pesquisa Fundamentos da Justiça e dos Direitos Humanos/Área de Concentração: Justiça, Processo e Direitos humanos. Graduado em Direito pela Universidade Candido Mendes-Nova Friburgo. Extensão em Direito Médico pela EMERJ. Professor tutor da Universidade Unyleya. Advogado (OAB/RN). Foi membro da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Mossoró/RN.

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.