caedjus.com

Entrevista com Werna Marques – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2021

A entrevistada desta vez é Werna Marques

Werna Marques é Professora Universitária de Direito nas disciplinas de Teoria e Fundamentos da Constituição, Prática Forense Penal, Negociação, Mediação, Conciliação e Arbitragem, Teoria Geral do Direito Civil, Teoria Geral do Processo, Execuções Penais e Legislação Penal e Processual Penal Especial. Membro do comitê de Ética em Pesquisa – CCS/UFPB. Membro do Comitê de Internacionalização do Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas- PPGCJ-UFPB. Doutora em Direito com duplo diploma pela Université Grenoble Alpes France e pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2020). Mestre em Direito pela Université Grenoble Alpes França (2014) com título reconhecido pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Possui Pós-graduação lato sensu em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro (2008). Advogada (2006). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (2005). Tem experiência na área do Direito, com ênfase em História do Direito, Direito Constitucional, Direito Internacional, Direito Internacional Humanitário, Bioética e Direitos Humanos.

Professora universitária e membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFPB. É também coordenadora do GT Solução de Conflitos e Processo do CAED-Jus 2021.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Iniciei minha jornada acadêmica ainda na faculdade de Direito, o ano era 2000 e o que mais me fascinava era participar de debates em seminários, congressos e conferências, perceber as ciências jurídicas de maneira viva e profunda. Toda essa motivação me levou à procura de vários estágios, onde eu pudesse ver na prática todo aquele universo teórico se apresentar. Ainda no final do curso, em 2005, fui aprovada no exame da ordem o que me levou a ingressar na advocacia logo após a conclusão do curso, ao mesmo tempo me lancei em uma pós graduação latu sensu. A advocacia e o vínculo com a academia através da participação em núcleos de pesquisas e comitês, sempre andaram lado a lado, até que em 2013 a oportunidade de iniciar um mestrado na França foi o que eu precisava para aprofundar-me ainda mais, levando-me na sequência a um doutorado com dupla titulação, em 2015, ou seja, a vida acadêmica pela perspectiva da internacionalização, também neste período a docência se fez presente de maneira perene.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

A organização e excelência dos eventos do CAED-Jus é algo inconteste, além do compromisso e pontualidade com os participantes. Quanto à submissão dos artigos e resumos, seriedade na avaliação e aprovação dos trabalhos e atenção à pertinência temática e atualidades jurídicas, lhes definem. Editoração e impressão dos livros impecável e sempre antes do aprazado, ou seja, do início ao fim perpassando confiança.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

A temática Soluções de Conflitos e Processo, tal como apresentada pela Resolução 125/2010 do CNJ, instaura inúmeras políticas públicas que transformaram a realidade jurídica brasileira, fazendo surgir novas relações e hábitos para toda a sociedade. Os impactos dessa nova cultura para solucionar conflitos, plasmada na pacificação, devem ser objetos de reflexão pela comunidade acadêmica.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

A produção acadêmica é uma jornada contínua, escrever bem pressupõe uma boa base teórica que só se alcança com muita leitura, partindo deste pressuposto todo pesquisador deve estar atento aos avanços de sua área, das lacunas e omissões que podem suscitar questionamentos, em seguida uma noção metodológica que propicie concretizar suas proposições.

.

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

 

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.