caedjus.com

Entrevista com Walkyria Chagas da Silva Santos – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2020

A entrevistada desta vez é Walkyria Chagas da Silva Santos

.

Walkyria Chagas da Silva Santos é Doutoranda em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB), Doutoranda em Estado e Sociedade pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Mestra em Políticas Públicas e Segurança Social (UFRB), Especialista em Direito Público e em Políticas Públicas em Gênero e Raça (UFBA), Integrante do Grupo de Pesquisa MARÉ – Cultura Jurídica e Atlântico Negro (UnB). Integrante do Coletivo Dandaras. Tutora do Curso de Especialização em Inclusão e Diversidade na Educação (UFRB), atuou como tutora do curso de Especialização em Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais (UFBA) e como professora substituta do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública (UFRB). Pesquisadora na área de Direito Público, Direito das Religiões Afro-brasileiras, Religiões afro-brasileiras e políticas patrimoniais, Direito e Políticas Públicas, Educação decolonial e genocídio da juventude negra. É também Coordenadora do GT Temas Contemporâneos do CAED-Jus 2020.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Sou formada em Direito e a partir de 2008 comecei a trabalhar com políticas públicas e efetividade dos direitos garantidos constitucionalmente. Em 2013 tem início o meu mestrado e de lá para cá minha carreira ficou centrada na área acadêmica, com participação em concursos para docência, bancas examinadoras, publicação e participação em eventos.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

O fato de ser um evento de qualidade, com publicação e 100% desenvolvido a partir das plataformas digitais, possibilitando, pois, a democratização de espaços de discussão para pessoas que estão distantes dos grandes centros.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

O principal desafio da temática é o pesquisador do direito desenvolver metodologias aptas ao estudo sobre raça, gênero, sexualidade, debate pós-colonial, questão geracional, etc. no âmbito das ciências jurídicas.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Primeiro ter real interesse pelo tema, depois desenvolver uma pesquisa que faça a diferença na vida das pessoas, teoria nunca deve deixar o pesquisador em paz.

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

 

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.