caedjus.com

Entrevista com Tereza Cristina Mota dos Santos Pinto – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2024

A entrevistada da vez é a Tereza Cristina Mota dos Santos Pinto.

Tereza Cristina Mota dos Santos Pinto . É também coordenadora do GT: 10- Desenvolvimento Social, Ambiental, Econômico e Sustentável.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Meu sonho sempre foi ser Doutora. Não a doutora feita pela carteira da ordem, mas aquela com o título por meio de Doutorado. Depois de ter perdido um emprego em 2013, procurei uma professora da época da faculdade, que me orientou a ingressar no Mestrado e, depois disso, mergulhei na vida acadêmica, sala de aula, Mestrado, congressos, artigos, aulas para servidores públicos, até o tão sonhado Doutorado. Tive uma pausa de mais ou menos 1 ano, por conta da gravidez e nascimento do meu filho, mas retomei meus projetos académicos com força total.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

Conheci o CAED na época do doutorado, submeti, e vi ali naquele Congresso uma oportunidade de melhorar meu lattes, fazer intercâmbio de conhecimentos com pessoas de todo o Brasil, sem precisar me deslocar da minha cidade, isto é, com pouco custo.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

As questões ambientais me fascinam desde o Mestrado, em 2014. Pensar no meio ambiente em suas diversas vertentes é explorar a temática, social e também económica, sem as quais não há como iniciar qualquer debate sobre o tema. Acredito que o mairo desafio hoje nesta área ainda é conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Pesquisem bastante, leiam mais ainda, sejam curiosos, aproveitem o Congresso para trocar figurinhas e experiências, explorem contatos. A qualidade dos textos se conquista com a prática, não só da escrita, mas também com a participação em eventos desta natureza e em contato com os profesores.

5) Como você acha que o CAED-JUS tem fomentado a participação de mulheres em seus eventos?

Em primeiro lugar, como mulher me sinto respeitada e acolhida pela organização do evento. O Século XXI tem nos revelado a necessidade de trazer cada vez mais mulheres para espaços de destaques, que antes eram de acesso exclusivo ou, ao menos, preferencial, dos homens. Orgulho de ser mulher, doutora e coordenadora do Grupo de Trabalho ao qual fui convidada.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.eventoscaedjus.com/caedjus-site e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *