caedjus.com

Entrevista com André Serotini – Coordenador de GT do CAED-Jus 2024

O entrevistado da vez é o André Serotini.

André Serotini é Pós-Doutorando pela Faculdade de Direito da USP – Ribeirão Preto. Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos – PPGPOL/UFSCar (2014), Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara – UNIARA (2005), Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos – FADISC (2000). É professor efetivo nível VI-C do Curso de Direito da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG – Unidade Frutal. Professor Permanente do Programa de Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG – Unidade Frutal. Líder de Pesquisa do NÚCLEO DE PESQUISA (DES)ENVOLVIMENTO: DIREITO, PÓS-MODERNIDADE E SOCIEDADE DE CONSUMO.

Além de avaliador “Ad Hoc” do INEP/MEC de Cursos de Direito, desde 2010. Associado ao Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito – CONPEDI. do IBEROJUR – Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos e do European Environmental Law Forum – EELF.

Nesse momento, coordenador do GT 10 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL, AMBIENTAL, ECONÔMICO E SUSTENTÁVEL.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

A minha trajetória acadêmica demonstra um forte envolvimento no ensino e pesquisa principalmente conectando as áreas do Direito, Ciência Política e Meio Ambiente, tendo participação em diversos eventos de comunicação científica, dentre os quais posso citar o CAEduca em 2021 e 2022, coordenando Grupo de Trabalho (GT). Fui convidado a ser conferencista no CAED-Jus 2022, apresentando a palestra sobre Direito Ambiental e Sociedade de Consumo e, em 2023 proferi palestra sobre a intersecção entre direito do consumidor e direito ambiental no brasil, no CONIPUB. Assim, resumidamente, tenho tido uma participação bem ativa nos eventos organizados pelo Conselho Internacional de Altos Estudos em Direito, adquirindo e compartilhando experiências.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

O CAED-Jus, organizado pelo Conselho Internacional de Altos Estudos em Direito, destaca-se como uma iniciativa consolidada e reconhecida, que congrega acadêmicos e pesquisadores internacionais na área jurídica e, na minha opinião os pontos que mais em chamam atenção e sua visão inovadora de eventos jurídicos. Neste sentido, o CAED-Jus enfatiza a importância do protagonismo dos participantes, incentivando a formação de parcerias acadêmicas, nacionais e internacionais, para o avanço da pesquisa jurídica, incentivando a apresentação e publicação de artigos acadêmicos, promovendo a disseminação do conhecimento jurídico e o reconhecimento dos pesquisadores.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

O principal desafio da temática “Desenvolvimento Social, Ambiental, Econômico e Sustentável” no âmbito do direito interdisciplinar é a integração e equilíbrio entre essas dimensões de desenvolvimento, garantindo que o progresso econômico ocorra de maneira sustentável, respeitando o meio ambiente e promovendo justiça social. Isso inclui enfrentar desigualdades sociais, mitigar impactos ambientais negativos das atividades econômicas, e garantir que as políticas de desenvolvimento sejam inclusivas e promovam a qualidade de vida para todos. Outro aspecto importante é a adaptação das leis e políticas públicas para responder efetivamente aos desafios ambientais e sociais contemporâneos, promovendo um desenvolvimento que seja economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Para produzir textos de qualidade e inovadores em direito, focando em congressos de alta performance jurídica como o CAED-Jus, busque a interdisciplinaridade, ampliando a pesquisa para além dos limites tradicionais do direito, incorporando contribuições de outras áreas como sociologia, filosofia, e tecnologia, visando enriquecer a análise jurídica. Outra dica é se manter atualizado estendo a par das últimas tendências jurídicas, tecnológicas e sociais. O CAED-Jus valoriza inovações e discussões atuais, o que exige um esforço constante de atualização. Dedique-se à profundidade analítica e rigor metodológico em sua pesquisa. Artigos reconhecidos pelo CAED-Jus frequentemente demonstram um alto nível de reflexão crítica e domínio teórico. E, por fim, busque contribuições originais que possam avançar o entendimento e a aplicação do direito. Inovação e originalidade são critérios importantes para se destacar no CAED-Jus.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.eventoscaedjus.com/caedjus-site e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *