caedjus.com

Entrevista com Luís Henrique Bortolai – Coordenador de GT do CAED-Jus 2023

O entrevistado da vez é o professor Luís Henrique Bortolai

Luís Henrique Bortolai é Doutor e Mestre em Direito pela FADISP. Especialista em Direito Tributário pela PUC-Campinas. Advogado. Professor Universitário e Coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário UniMetrocamp – Wyden. 

Autor do livro “Acesso à informação jurídica no ensino fundamental brasileiro como forma de ampliação do acesso à justiça”, fruto da tese de doutoramento. É também coordenador do GT 11 – Política, Desigualdade e Sociedade do CAED-Jus 2023.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Sempre fui apaixonado pelo mundo do direito. Desde o ensino fundamental, sempre quis fazer o curso e pude concretizar isso, na cidade de Campinas/SP onde nasci, fui criado e resido. Entrei na faculdade querendo ser funcionário público e saí querendo ser professor. Por isso fiz uma pós-graduação, logo após o término da graduação, bem como o mestrado na sequência, já iniciando a docência na sequência, algo que me dá muito prazer e me fornece todos os meios necessários para a satisfação pessoal e profissional. Fiz o doutorado logo depois, concluindo essa etapa acadêmica de forma muito válida.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

O CAED-Jus permite uma oportunidade ímpar do estudante, do profissional, do interessado, nas mais diversas áreas do direito, que estão sempre se atualizando, com excelente reflexões, sobre pontos que fazem parte do nosso cotidiano, seja profissional, seja em sala de aula, por meio de diversos grupos de trabalho, que permitem válidas reflexões, sobre temas mais do que importantes para a formação de todos nós.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

O grupo de trabalho, Política, Desigualdade e Sociedade, se mostra muito interessante e válido para reflexões importantes, sobre os rumos que a sociedade do século XXI tem trazido, com um choque constante entre gerações, de problemas estruturais das grandes cidades, bem como do papel que a política tem na vida de todos, aliada às mudanças e atualizações que todos nós estamos passando.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

A dica que posso apresentar é, busque sempre temas e pontos que são válidos para boas reflexões. Situações que fazem parte do nosso cotidiano, que nem sempre nos damos conta, ou importância, pode ser objetivo de uma válida reflexão jurídica e social, que com certeza irá agregar pontos importantes, seja para hoje, seja para o amanhã, permitindo novas leituras dos casos e das situações que nos deparamos.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.eventoscaedjus.com/caedjus-site e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *