caedjus.com

Entrevista com Fernanda de Mello – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2024

A entrevistada da vez é Fernanda de Mello.

Fernanda de Mello é Doutorada em CIÊNCIAS JURÍDICAS – Universidad del Museo Social Argentino(UMSA/Argentina). | Mestrado em DIREITO E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS -Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO/Espanha). | Pós-graduação em DIREITOS DA MULHER E A ADVOCACIA FEMINISTA – Legale Educacional. |Pós-graduação em GESTÃO, EMPREENDEDORISMO,TECNOLOGIA E MARKETING DIGITAL JURÍDICO – Legale Educacional. | Pós-graduação em DOCÊNCIA PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – Instituto Federal de Brasília – (IFB)| Pós- graduação em TUTORIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – (UFMS). | Graduação em DIREITO – Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – (UNICEPLAC). | Graduação em PEDAGOGIA – Universidade de Brasília – (UNB). | Graduação em Gestão e Empreendedorismo – (UNIASSELVI). | Graduação em Marketing de Mídias Digitais – (PUC-PR). | Produtora de conteúdo jurídico e educacional em plataformas digitais.| Palestrante. | Fundadora, Presidente/CEO da empresa Educação, Assessoria e Consultoria Ltda. – (EDAC Ltda.), de assessoria e consultoria em Educação, Gestão e Desenvolvimento, nos âmbitos público, privado e terceiro setor. | Assessora e Consultora Empresarial, Parlamentar, das Relações Internacionais e Institucionais. | Analista de Projetos e de Captação de Recursos.

Além disso:

• CEO EDAC Ltda.
• Mentora do Programa TCC Sem Neura.
• Escritora e Pesquisadora no âmbito do Direito Internacional, Direito Militar, Segurança e Defesa Nacional e Internacional, Direitos da Mulher.
• Consultora de escritórios advocatícios.

Nesse momento também é coordenadora do GT: 7- Especial: Direito,Globalização e Relações Internacionais.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

A Pedagogia é o berço da minha formação, através dela pude ter o vislumbre do quão a educação pode ser libertadora e transformadora. Com esta, pude então, partir para a realização do meu chamado: o Direito, que associado à Pedagogia tornou-se uma ferramenta para tudo que me proponho participar. A prática empresarial é avalizada pelos estudos em Gestão e Empreendedorismo enquanto o Marketing de Mídias Digitais serve de impulso dessa práxis nos mais diversos campos. Mas é a docência que me permite compartilhar saberes e experiências, e na pesquisa encontro perguntas e respostas que possam beneficiar mais pessoas. Posso afirmar que minha motivação está na intencionalidade de contribuir com um legado transformador.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

A possibilidade de estar em contato com outros coordenadores, de coordenar a organização de produções textuais que serão publicadas em livro. É tudo muito emocionante!

Além disso, o evento em si é muito bem estruturado, o que dá uma base sólida para os autores e demais participantes.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

Sim, com certeza!

Falar em direito comparado sem visualizar as mudanças advindas com a globalização é o mesmo que ver sem enxergar! Há uma interdisciplinaridade intrínseca às demandas do Direito Internacional. Por isso mesmo, o principal desafio dessa área é encontrar um ponto de equilíbrio que traga respostas efetivas e eficientes às relações internacionais entre os Estados enquanto cada um destes se ocupa de suas próprias questões internas.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

 Antes de iniciar a escrita, é preciso pensar na relevância de seu conteúdo, no impacto que terá no mundo jurídico e na sociedade, nas transformações e discussões que porventura poderão ecoar após a publicação. Depois, pesquise, leia, escreva cada ideia que for surgindo, absurda ou não, todas são relevantes, para então selecionar as mais atraentes.

Já no ato da escrita, é importante se ater aos detalhes da língua culta, da formatação exigida pelo edital e, principalmente, da originalidade do texto. O que leva diretamente ao fato de que é preciso ter cuidado com o todo, e com as partes do texto, pois é necessário referenciar tudo que seja ideia de outros autores, para não incorrer na prática de plágio.

Essas dicas são um bom ponto de partida para integrar o universo das publicações científicas com respeito, qualidade da escrita e inovação no campo de atuação.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.eventoscaedjus.com/caedjus-site e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *