caedjus.com

Entrevista com Fabrício Germano Alves – Coordenador de GT do CAED-Jus 2020

O entrevistado desta vez é Fabrício Germano Alves.

Fabrício Germano Alves é Mestre e Doutor em Sociedad Democrática, Estado y Derecho pela Universidad del País Vasco / Euskal Herriko Unibertsitatea (UPV/EHU) – Espanha. Mestre em Direito (UFRN). Especialista em Direito do Consumidor e Relações de Consumo (UNP). Especialista em Docência no Ensino Superior (FMU). Especialização em andamento em Direito Eletrônico (Estácio). Advogado. Professor da Graduação e Pós-Graduação da UFRN. É autor do livro “Proteção constitucional do consumidor no âmbito da regulação publicitária”. Membro da Comissão de Educação Jurídica e da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/RN e Coordenador do GT Tecnologia e Sociedade do CAED-Jus 2020.

 

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Depois de ter finalizado o curso de Graduação em Direito, a carreira acadêmica se apresentou como uma possibilidade que até então não existia pra mim. Como precisava se qualificar mais, iniciei com uma Especialização em Direito do Consumidor e Relações de Consumo pela Universidade Potiguar. Após isso, seguir o Magistério Superior como profissão tornou-se também uma paixão. Assim, cursei o Mestrado em Direito na UFRN e logo depois também Mestrado e Doutorado em Sociedad Democrática, Estado y Derecho na Universidad del País Vasco / Euskal Herriko Unibertsitatea (UPV/EHU) – Espanha. Hoje como professor universitário desenvolvo com satisfação atividades como a Coordenação de Grupos de Trabalho como os do CAED-Jus, que permitem um aprendizado incrível sobre diversos temas.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

A possibilidade da participação em um evento de alto nível acadêmico sem qualquer custo de deslocamento ou hospedagem, e ainda com a comodidade de poder assistir as apresentações e palestras nos horários que forem mais convenientes dentro do período do evento.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

O principal desafio do GT – Tecnologia e Sociedade é desenvolver pesquisas sobre temas inéditos ou pouco explorados no ambiente acadêmico. Para isso é essencial que o pesquisador busque como fontes produções de outras áreas do conhecimento, além de estar atualizado com as novas questões que surgem na sociedade.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que dica final você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

É importante buscar temas que tratem sobre novas questões que estão se tornando comuns nas sociedades, mas que ainda não estão devidamente regulamentadas pelo Direito. É possível produzir textos científicos sobre esses temas com qualidade desde que os autores se proponham a buscar fontes gerais para a fundamentação, em conjunto com produções que vão além da área jurídica.

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

 

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.