caedjus.com

Entrevista com Ana Elizabeth Lapa Wanderley Cavalcanti – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2022

A entrevistada desta vez é Ana Elizabeth Lapa Wanderley Cavalcanti

Ana Elizabeth Lapa Wanderley Cavalcanti é Mestre e Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Graduação em Direito e Mestrado em Direito da Sociedade da Informação do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU, em São Paulo. Pesquisadora na área do direito civil, biodireito, direito e tecnologia e sociedade da informação.

Professora responsável pelo Grupo de Trabalho e Pesquisa “Biodireito e Direitos da Personalidade” ligado ao Mestrado em Direito da Sociedade da Informação da FMU. Professora Coordenadora do Programa de Iniciação Científica dos cursos de graduação das Faculdades Metropolitanas Unidas. Membro do Comitê de Bioética do Hospital do Coração – HCor em São Paulo.

Membro do Comitê de Bioética do Hospital do Coração – HCor em São Paulo.X. É também coordenadora do GT 8 – Tecnologia e sociedade do CAED-Jus 2022.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Sou professora de Direito desde 1998 e sempre me preocupei em estudar a ciência do Direito observando os impactos do mundo contemporâneo. Desde o meu doutorado (2006) busco estudar questões relacionadas ao direito à informação e quais seriam os impactos sociais relevantes e decorrentes da falta de informação adequada. No Mestrado em Direito da Sociedade da Informação das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU venho desenvolvendo atividades acadêmicas voltadas a estudar o impacto das novas tecnologias no direito e na vida das pessoas. Minha área de pesquisa atualmente está diretamente relacionada com o uso da tecnologia e os seus impactos nos direitos da personalidade, relações familiares e saúde. A sociedade informatizada e globalizada em que vivemos atualmente é benéfica em vários aspectos, mas também pode causar violações de direitos e, neste aspecto, o mundo jurídico precisa estar atento. Os operadores do direito precisam se atualizar e buscar informações sobre o uso das tecnologias e os impactos na sociedade moderna. Já participei de algumas edições do CAED-jus, ora como ouvinte ora como participante apresentando trabalho e pude perceber como o evento pode contribuir para esse debate sobre o mundo contemporâneo, avanço tecnológico, impactos jurídicos e sociais.

2) O que mais lhe chamou a atenção no CAED-Jus?

A qualidade dos trabalhos apresentados e o cuidado com os temas propostos para discussão. São sempre temas muito atuais e que fomentam a pesquisa e o debate de questões atuais e necessárias para o bom exercício de qualquer atividade jurídica do mundo contemporâneo.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

Um dos pontos principais inseridos na temática GT Tecnologia e sociedade é justamente tratar dos impactos causados pelo uso das novas tecnologias na sociedade e, consequentemente no direito. Para tanto, é preciso pensar na importância da informação como um direito essencial para que possamos usar esse novo conhecimento científico de forma autônoma, adequada e responsável. Neste sentido, precisamos entender que mais do que nunca se faz necessário lembrar, proteger e assegurar o exercício dos conhecidos direitos humanos, fundamentais e direitos da personalidade.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Escolha um tema que você se interesse, que você gostaria de saber mais. Pesquise bons artigos e livros e não se esqueça de que você está fazendo algo importante pela ciência do Direito, portanto, siga as regras metodológicas e tenho certeza de que você conseguirá dividir novos conhecimentos com quem participará do CAED-Jus.

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.