caedjus.com

Entrevista com Ana Carolina Mendonça Rodrigues – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2023

A entrevistada desta vez é Ana Carolina Mendonça Rodrigues

Ana Carolina Mendonça Rodrigues é Doutoranda em Direito pela Universidade de Coimbra, Mestra em Direito pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Campus Franca/SP, Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Estácio/CERS; Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Franca, Advogada e Membra do grupo de pesquisa (CNPQ) “Núcleo de Pesquisa e Observatório Jurídico: (Re)pensando o Trabalho Contemporâneo”. Tem experiência na área de pesquisa científica em Direito, com ênfase em Direito do Trabalho. É também coordenadora do GT 6 – Trabalho e seguridade social do CAED-Jus 2023.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

O senso de justiça e o anseio em melhorar e transformar a sociedade em que vivemos, sempre foi muito forte em mim. Consequentemente, cursar Direito foi uma escolha natural, tanto que aos 17 anos já cursava a graduação. 

Durante os 5 anos de estudos, devido a amplitude e diversidade do universo jurídico, questionei-me, por diversas vezes, onde me encaixaria em todas essas possibilidades. Foi então, a partir do 3º ano de curso, no meu primeiro estágio, que comecei a me encontrar. Como estagiária no Ministério Público do Estado de São Paulo, na Vara da Infância e Juventude tive o primeiro contato com as desigualdades, os problemas sociais e a carência de proteção em escalas diversas. 

Essa realidade se tornou ainda mais clara em meu 4ª ano de graduação, no qual fui aceita como estagiária oficial da 2ª Vara do Trabalho de Franca, que foi o divisor de águas em minha vida. Lá pude ter a certeza de que o meu propósito é garantir o direito ao trabalho, promover condições dignas e lutar para erradicar suas piores formas. 

No meu último ano de graduação, guiada por todo aprendizado adquirido, escolhi o tema “A responsabilidade do empregador no trabalho infantil familiar”, assunto muito sensível em minha cidade, que é a segunda com mais casos de trabalho infantil do Brasil. 

Ao me tornar bacharel em direito e advogada, decidi continuar os estudos através da pós graduação lato sensu em Direito e Processo do Trabalho, a qual resultou na minha pesquisa intitulada “Trabalho decente: um direito humano”. 

Ainda antes de concluir minha especialização fui aprovada no mestrado em Direito da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), possibilitando aprofundar na temática e produzir conhecimento científico.

A dissertação para a obtenção do título de mestra teve como tema “Direito fundamental ao trabalho decente no ordenamento jurídico brasileiro”, cujo objetivo geral foi examinar a noção de trabalho decente no ordenamento jurídico brasileiro, a atuação do governo brasileiro para sua promoção e enfretamento das piores formas de exploração de trabalho, bem como levantar como tal instituto tem sido abordado pelo Tribunal Superior do Trabalho.

Após a conclusão do mestrado me empenhei em continuar a produção científica. Em toda minha trajetória me mantive disciplinada e comprometida, proporcionando conhecimento a partir de pesquisas e de publicações de artigos em livros e anais de eventos, inclusive no CAED-Jus. 

Como pesquisadora e pelas ótimas oportunidades de estudo que tive em minha vida tenho a consciência da responsabilidade que carrego. Devo me empenhar e retribuir todo o conhecimento para que o trabalhador tenha um trabalho digno. Caso contrário, eu estaria concorrendo com o silêncio do trabalhador integrante de minorias socias, que sofre discriminações estruturais veladas. 

Agora, doutoranda em Direito na Universidade de Coimbra, tenho o objetivo de me tornar uma pesquisadora de ponta para cooperar com a produção do conhecimento científico relacionado ao trabalho digno e, a partir da minha pesquisa, proporcionar mudanças no mundo do trabalho imprescindíveis na garantia da dignidade dos trabalhadores.  

2) O que mais lhe chamou a atenção no CAED-Jus?

A questão de ser um evento internacional 100% online, com publicação de 2 trabalhos em livro impresso nos Estados Unidos, além da possibilidade de interação e novas parcerias durante os eventos. 

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

Produzir trabalhos que apresentem uma crítica atual das relações de trabalho, com o objetivo de contribuir para a melhoria e promoção dos direitos de todos os trabalhadores, de forma a efetivar sua dignidade humana.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Um texto de qualidade e inovador deve trazer um debate com valor científico, apresentar clareza, metodologia coerente, revisão bibliográfica com obras de renome e de origem confiável, estrutura lógica e formatação correta. 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.eventoscaedjus.com/site e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *