caedjus.com

Entrevista com Jorge Adrihan – Coordenador de GT do CAED-Jus 2023

O entrevistado da vez é o professor Jorge Adrihan

Jorge Adrihan é Doutor em Ciências da Educação, pela Universidad Columbia – PY, com ênfase em literatura periférica, inclusão e formação de professores. Mestre em Ciências da Educação, com ênfase em processos de ensino-aprendizagem, produção textual e tecnologias. Mestrando em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, pela PUC – Rio, onde integra grupo de pesquisa sobre as manifestações culturais contemporâneas. Especialista em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global. Especialista em Docência do Ensino Superior, pelo Centro de Ensino Superior de Maringá, onde também cursou o Bacharel em Teologia. Graduado em Letras (Português/Espanhol), pelas Faculdades Integradas Campograndenses, onde também cursou a Especialização em Língua Portuguesa. Graduado em Pedagogia, pela Universidade Estácio de Sá.

Fundador e Diretor Executivo do IDEHP – Instituto de Desenvolvimento Humano e Profissional, ministrando palestras em todo o Brasil em prol da Formação Continuada de Profissionais da Educação. Revisor ortográfico e metodológico de dissertações e teses dos programas de Mestrado e Doutorado de Universidades do Paraguai, assim como de Universidades brasileiras. Professor na Educação Básica e no Ensino Superior. Membro de conselho científico de periódicos nas áreas da educação e da linguística aplicada. Escritor, com livros, capítulos e artigos publicados. É também coordenador do GT 11 – Política, Desigualdade e Sociedade do CAED-Jus 2023.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Sou formado pela escola pública. Oriundo da periferia do Rio de Janeiro, fui o primeiro da família a chegar ao ensino superior e ainda mais além, ao doutorado. Sempre acreditei na educação e em seu papel transformador de realidades. Minha primeira graduação foi em Teologia, que iniciei aos 17 anos. Logo após, interessado pelas questões discursivas e textuais, iniciei Letras, curso que me apresentou as perspectivas críticas e sociais da Educação. Por ser um apaixonado por mudanças, encontrei em Paulo Freire, quando cursei Pedagogia, a identificação de que as realidades não podem nos delimitar, mas precisamos nos colocar como agentes de transformação. Com essa visão política e crítica para a sociedade, pude realizar minhas pesquisas de mestrado e doutorado na Universidad Columbia (PY) voltadas para as produções da periferia. Esse campo me levou a integrar na atualidade um grupo de pesquisa na Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro voltado às manifestações culturais contemporâneas das periferias. Sou, portanto, um freireano convicto que tem a educação como arma política.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

O alcance internacional e a relevância no cenário acadêmico sempre me despertou para o evento. Um momento em que podemos discutir, publicar e difundir questões que de fato levam às transformações sociais. A ciência em sua concretude.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

Pensar os direitos humanos como um direito fundamental e considerá-lo como tal  é um grande desafio quando se fala em política e sociedade. É necessário reafirmar os espaços, as vozes e suscitar as diferenças como elemento essencial nas democracias. 

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

Observe a realidade e questione. Suscite os problemas que nossa sociedade enfrenta, exponha e dialogue com diferentes autores e perspectivas. Produzimos textos de qualidade quando partimos de nossa visão crítica e nos distanciamos do “lugar comum”. 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.eventoscaedjus.com/caedjus-site e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *