caedjus.com

Entrevista com Thaís Dalla Corte – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2021

A entrevistada desta vez é Thaís Dalla Corte

Thaís Dalla Corte é professora Adjunta do Curso de Direito e da Pós-Graduação em Direito e Vulnerabilidade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Doutora e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Cursou Doutorado Sanduíche (PDSE/Capes) na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL). Especialista em Cuestiones Contemporáneas en Derechos Humanos pela Universidad Pablo de Olavide (UPO). Especialista em Analisi Costituzionale della Democrazia pela Università del Salento (UNISALENTO). Especialista em Derechos Humanos y Estudios Críticos del Derecho pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO).

É autora do livro Direito das Águas Subterrâneas publicado pela Editora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Direito Ambiental e Vulnerabilidade ecológica. É também Coordenadora do GT Direitos Humanos e Fundamentais do CAED-Jus 2021.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Minha trajetória acadêmica iniciou na graduação como bolsista de iniciação científica. Participar de grupos de pesquisa e organizar eventos, bem como produzir, apresentar e publicar trabalhos acadêmicos me qualificou como pesquisadora. Logo após o término do meu ensino superior, fui aprovada no Mestrado em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que possui um processo seletivo muito concorrido e criterioso. Em meu mestrado, estudei com professores renomados e dedicados, os quais me auxiliaram em meu aperfeiçoamento como docente e pesquisadora. Ainda no Mestrado, comecei a dar aulas em diferentes instituições de ensino. No mestrado, passei a integrar grupos de pesquisa interinstitucionais e a participar de eventos internacionais, o que ampliou meus conhecimentos e o meu networking. Também, foi nessa época que passei a publicar em periódicos e em livros internacionais. Logo após a conclusão de meu curso de Mestrado, ingressei no Doutorado em Direito, também na UFSC. Durante o Doutorado, fui contemplada com uma bolsa do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) da Capes, o que me possibilitou assistir às aulas e ter acesso ao acervo bibliográfico da tradicional Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), bem como me permitiu participar de cursos, de eventos e consultar bibliotecas em diferentes instituições de ensino em Portugal, como nas Universidades de Coimbra, do Porto e do Minho. Após o meu Doutorado, concluí especializações em Cuestiones Contemporáneas en Derechos Humanos pela Universidad Pablo de Olavide (UPO), em Analisi Costituzionale della Democrazia pela Università del Salento (UNISALENTO) e em Derechos Humanos y Estudios Críticos del Derecho pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). Atualmente, sou professora adjunta, da graduação e da pós-graduação, de uma universidade pública, a UEMS, e coordeno projetos de pesquisa e de extensão em temáticas que envolvem direitos humanos e fundamentais com enfoque em vulnerabilidades.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

O CAED-Jus é um evento que reúne profissionais do Direito, bem como de outras áreas do conhecimento, objetivando a produção e a difusão de conhecimento jurídico de maneira interdisciplinar. Por ser um evento on-line e internacional com diversas atividades – como palestras, apresentação de trabalhos por vídeos, interação entre os participantes, publicação dos trabalhos em livro físico e em e-book, premiação, entre outras –, ele promove, sem que se precise sair de casa e a custo econômico acessível (inclusive, havendo a oferta de bolsas sociais), o contato com pesquisas produzidas por acadêmicos em diversas instituições de ensino. O CAED-Jus é um dos mais importantes Congressos de Direito do país, o qual possui público-alvo amplo – incentivando, inclusive, a participação de alunos da graduação – com o intuito de contribuir para o aprimoramento da ciência por meio da qualificação de pesquisadores.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

Os direitos humanos e fundamentais são um tema de alta complexidade, não sendo possível indicar, apenas, um desafio como o principal. A sua implementação, por exemplo, é obstaculizada por diversos fatores, os quais, diante da pandemia, agravaram-se. Perante o aumento da desigualdade e da pobreza, necessita-se, conforme os ensinamentos de Joaquín Herrera Flores, compreender os direitos humanos e fundamentais como processos interdisciplinares, institucionais e sociais, de luta pela dignidade humana.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

A realização de uma revisão de literatura relevante e rigorosa cientificamente é fundamental para que se evidencie as lacunas existentes ou novas possibilidades de abordagem do tema, a fim de que não se produza pesquisa repetitiva ou já esgotada. Uma etapa fundamental para a redação da revisão de literatura é a seleção de referências! Minha dica é que os livros publicados pelo CAED-Jus são uma fonte importante de consulta para que se compreenda o estado da arte de temas do Direito, a fim de que se encontre novas linhas de investigação! Divulgue os resultados, parciais ou finais, de sua pesquisa no CAED-Jus! Submeta o seu trabalho acadêmico e faça parte dessa rede de acadêmicos para o desenvolvimento de pesquisas jurídicas e reflexões interdisciplinares de alta qualidade!

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

 

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.