caedjus.com

Entrevista com Paulo Junior Trindade dos Santos – Coordenador de GT do CAED-Jus 2021

O entrevistada desta vez é Paulo Junior Trindade dos Santos

Paulo Junior Trindade dos Santos Dias é Professor junto ao Programa de Pós-Graduação em Direito da UNOESC. Pós-doutorado em Direito pela UNOESC/SC (2019). Pós-Doutor (2019), Doutor (2018) e Mestre (2014) em Direito pela UNISINOS, com auxílio de Bolsas Capes e Cnpq. Ganhador do Prêmio Caed-Jus 2019 de Teses. Pesquisador nas áreas: 1) Direito Público com ênfase em “Teoria Geral do Estado e do Direito Constitucional” e em Direito Processual Civil; 2) Direito Privado: ênfase em Direito Civil e sua Contemporaneidade; 3) Constitucionalização do Direito; 4) Filosofia do-no Direito e 5) Direito e Tecnologia.

Autor dos Livros: Filosofia do direito processual (da jurisdição ao processo): o fenômeno conflitológico de interesses como gênese do Direito. Tomo I e II, sendo que ambos livros são publicados como parte da premiação do CAED-Jus 2019; (Re)Pensar o Direito a partir das Novas Tecnologias e da Complexidade Social, Constitucionalismo pós-moderno & sociedade global e complexa: (co)relação com o direito internacional dos direitos humanos; o Direito à cidade & democracia: sociedade de consumo e contexto de pandemia (os desafios decorrentes do processo de gentrificação e as urgências do livre desenvolvimento da personalidade); Repensando a ciência do processo na busca da tutela judicial efetiva a (necessária) passagem do paradigma moderno ao paradigma da complexidade.

Professor da disciplina Liberdade, contrato e propriedade: da ressignificação dos pilares dos Direitos Fundamentais Civis frente a sociedade da incerteza (entre espetáculo e informação) do Mestrado e Doutorado em Direito da Unoesc (PPG Unoesc). Participa e atua junto aos grupos de pesquisa: 1) Virada de Copérnico – Núcleo de Estudos em Direito Civil Constitucional, do(a) Universidade Federal do Paraná; 2) Constitucionalismo Pós-Moderno, Hermenêutica e Processo: direitos humanos e novas tecnologias – Unoesc; 3) Direitos Fundamentais Sociais e Desenvolvimento Sustentável: Teorias do Direito e Políticas Públicas – Unoesc; 4) Processo Civil em relação à Constituição, cultura, democracia, inteligência artificial e Poder – Unisinos. É também coordenador do GT DIREITO PRIVADO do CAED-Jus 2021.

 

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

A minha trajetória acadêmica foi voltada a pesquisa, pois fui bolsista no mestrado, doutorado e no pós-doutorado, e os trabalhos científicos apresentados em eventos do modelo do CAED-Jus contribuíram em minha formação, ajudaram a desenvolver habilidades na escrita científica e nas apresentações, o diálogo acadêmico propiciado pelos eventos é fantástico e maravilhoso.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

Os eventos realizados pelo CAED-Jus demostram muita qualidade, tanto na escolha dos seus participantes quanto na seleção de trabalhos científicos apresentados nos eventos.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

Sim, na atualidade existe uma necessidade urgente na absorção do direito a transdisciplinariedade, pois somente teremos maior desenvolvimento crítico a partir das pontes das demais disciplinas científicas com o direito, o evento CAED-Jus sempre foi e é preocupado com o olhar do direito mais amplo ou cosmológico.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

O modelo do evento do CAED-Jus é fantástico para o desenvolvimento de habilidades e oportunizam uma ampla visão crítica do direito, aportando assim em um direito transdisciplinar, aquele que abre horizontes, a dica que se dá é que venha você pesquisador e acadêmico do direito desenvolver habilidades e críticas na seara científica. Amplie seus horizontes e dialogue com os mais diversos e qualificados profissionais do direito na atualidade.

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

 

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.