caedjus.com

Entrevista com Patrícia Verônica Nunes Carvalho Sobral de Souza – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2021

A entrevistada desta vez é Patrícia Verônica Nunes Carvalho Sobral de Souza

Patrícia Verônica Nunes Carvalho Sobral de Souza é pós-Doutoranda em Direito pela Mediterranea International Centre for Human Rights Research dell Università Mediterranea di Reggio Calabria (Itália). Tem pós-doutorado em Direito e doutorado em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. Doutora em Educação e Mestra em Direito Público pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Especialista em Combate à corrupção: prevenção e repressão aos desvios de recursos públicos pela Faculdade Estácio CERS. Especialista em Direito do Estado e Especialista em Direito Municipal pela UNIDERP. Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Tiradentes – UNIT. Especialista em Auditoria Contábil pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Professora Titular de Graduação e Pós-graduação da Universidade Tiradentes. Líder do Grupo de Pesquisa em Direito Público, Educação Jurídica e Direitos Humanos – DPEJDH/UNIT/CNPq. É também Coordenadora do GT Direito Público do CAED-Jus 2021.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Atuo há mais de 20 anos na docência. Atualmente, sou professora titular de Graduação e Pós-graduação da Universidade Tiradentes, bem como professora de cursos de pós-graduação de outras instituições de ensino. Ademais, também sou líder do Grupo de Pesquisa em Direito Público, Educação Jurídica e Direitos Humanos – DPEJDH/UNIT/CNPq.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

O Caed-Jus além de ser uma plataforma online, viabiliza um grande espaço participativo, aproximando, cada vez mais, a tecnologia ao contexto acadêmico, propiciando aos estudantes e operadores do Direito atualizarem-se sobre diversos temas do Direito, promovendo, assim, uma troca simultânea de conhecimentos.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

O Direito Público, sem margem de dúvidas, é essencial no mundo jurídico, uma vez que regula as atividades e as funções entre Estado, particulares e servidores. Diante disso, o ensino jurídico deve manter um diálogo contínuo com outros ramos do saber. Portanto, trabalhar a Interdisciplinaridade se torna um desafio para qualquer pesquisador, devendo, ele, retirar-se do contexto limitado de sua disciplina, expandir e conectar o conhecimento para outras áreas, conciliando e gerando resultados satisfatórios para uma sociedade tão dinâmica.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

A melhor dica a se fornecer é confirmar que a leitura e a pesquisa sempre serão os caminhos fundamentais para se elaborar bons textos. A leitura contínua promove a criação de trabalhos criativos e atuais, além disso, a pesquisa nos remete ao aprendizado de novos conhecimentos e aprofundamento de outros, viabilizando a formação continuada. Conhecimento nunca é demais. Aprender, sempre!

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

 

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.