caedjus.com

Entrevista com Marília Daniella Freitas Leal – Coordenadora de GT do CAED-Jus 2021

A entrevistada desta vez é Marília Daniella Freitas Leal

Marília Daniella Freitas Leal é professora efetiva do curso de Direito da Universidade Federal de Campina Grande- PB; Mestra em Relações Internacionais; Doutoranda em Ciências Jurídicas. Membro permanente do Núcleo de estudos e pesquisa sobre deslocados ambientais (NEPDA) da Universidade Estadual da Paraíba. É Coordenadora do GT Direito e Relações Internacionais do CAED-Jus 2021.

Confira a entrevista:

1) Você foi selecionado(a) para coordenar um dos Grupos de Trabalho do CAED-Jus. Nos conte um pouco como foi a sua trajetória acadêmica até esta seleção.

Minha atuação como profª de Ensino superior iniciou-se em 2008 com a aprovação em um concurso para professores substitutos na UEPB. Em 2012, veio a aprovação para um cargo de magistério superior efetivo na Universidade federal de Campina grande-PB, onde continuo até hoje. Em 2013, fui aprovada na seleção para o Mestrado em Relações Internacionais, na UEPB e defendi minha dissertação em 2015. Nesse mesmo ano, fui aprovada na seleção do doutorado em ciências Jurídicas internacionais e europeias na Universidade de Lisboa e fui morar em Portugal para cursar as disciplinas.

Voltei para o Brasil ainda na fase de escrita da tese. Em 2020, fui aprovada também na seleção para o doutorado em Ciências Jurídicas da UFPB, no qual estou matriculada no momento.

A minha vida profissional é voltada para o mundo acadêmico, sendo a pesquisa minha área de interesse. Portanto, tudo que diz respeito aos estudos aplicados, pesquisa, escrita acadêmica e construção de saberes me interessa por isso o CAED-jus é importante para meu desenvolvimento enquanto pesquisadora e profissional da área.

2) O que mais lhe chamou atenção no CAED-Jus?

A interdisciplinariedade é o que mais me chamou atenção. Muito embora minha formação seja jurídica, sempre me chamou atenção as áreas afins, principalmente, as relações internacionais. O congresso será uma oportunidade de troca de experiências entre vários profissionais e experts.

3) A temática do seu GT é fundamental para pensar o direito de maneira interdisciplinar. O que você concebe como principal desafio da sua temática?

O meu GT é sobre Direito e Relações Internacionais e o nosso desafio é justamente vencer os retrocessos e lutar incessantemente pela prevalência do direito. Embora a proteção ao ser humano contra todas as formas de dominação e arbítrio sejam o objetivo do direito, persistem inúmeros desafios no cenário mundial em que somente unindo os conhecimentos jurídicos com as relações internacionais é que poderemos buscar uma solução durável e eficaz.

4) Bom, outras pessoas vão se espelhar em você para participarem das próximas iniciativas do CAED-Jus. Que outras dicas você daria para que possam produzir textos de qualidade e inovadores?

O mais importante é se manter atualizado e ler tudo sobre o tema de interesse, inclusive obras em outras línguas para dar um enfoque mais abrangente e internacional ao trabalho.

 

Gostou da entrevista? Não esqueça de comentar e compartilhar.

 

A propósito, você já submeteu seu trabalho ao próximo evento do CAED-Jus? Você pode acessar o site do CAED-Jus em www.caedjus.com/eventos e se inscrever no próximo evento programado com um artigo de sua autoria. Aproveite esta oportunidade!

 

Posted in

CAED-Jus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.